Este ano, o Hall da Fama Ibero-Americano recebe Carlos Alberto Ficicchia, mais conhecido como Charly Alberti, renomado músico argentino, inovador e ativista de proteção ambiental. Com esta designação, Alberti junta-se a um seleto grupo de figuras da região que há mais de 50 anos deixam uma marca indelével no mundo da arte, cultura, criatividade e comunicação.
Visite o Hall da Fama Ibero-Americano
https://www.fiapawards.com/salon-de-la-fama
Charly, baterista, é um dos fundadores da famosa banda de rock argentina Soda Stereo (1980), que em 2002 a MTV descreveu como a mais transcendente e influente da América Latina de todos os tempos e do mundo. Em julho daquele ano, o baterista que em 2007 formou outra banda com o irmão chamada La Mole, foi premiado pela Recording Academy com o Grammy de excelência, carreira alcançada por Soda Stereo.
Mas, além da música, Charly se aventurou na tecnologia, na publicidade e durante grande parte de sua carreira defendeu a proteção do planeta.
Em 1997, quando a Soda Stereo se despediu após quase 20 anos de sucesso ininterrupto com uma turnê latino-americana e um show no estádio River Plate, Charly demonstrou sua visão vanguardista ao transmitir pela Internet (Webcast) cujo impacto e excelência técnica colocam ele como aquele com a maior conectividade desse tipo no mundo. E poucos dias depois lançou formalmente a Cybrel Digital Entertainment, empresa destinada a implementar e gerar conteúdos e aplicações baseadas em tecnologias avançadas.
Este evento o envolveu com marcas quando Steve Jobs, fundador da Apple Computer, o nomeou AppleMaster, o único de língua espanhola no mundo. Esta designação o leva a fazer o único spot publicitário em espanhol na história da Apple. E em agosto de 1998, Charly inventou um novo conceito de horário, o Internet Standard Time (iTime), o horário oficial da Internet que seria adotado pela empresa suíça de relógios Swatch.
Sua carreira como ativista ambiental começa em seu próprio país, quando em 2006 a Administração de Parques Nacionais da Argentina o nomeou Guarda-parque Honorário da Nação por seu constante trabalho e apoio à instituição e na conscientização e proteção do meio ambiente. Três anos depois ele se encontra com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore, que o convida a participar da fundação The Climate Project.
Sua paixão pelo meio ambiente o levou a lançar, em março de 2010, o R21 ou Revolución 21 Latinoamérica Sustentable, seu projeto regional de educação e conscientização sobre Mudanças Ambientais Globais para a América Latina. Toda esta atividade lhe rendeu diversos reconhecimentos como o do presidente do Senado do estado da Califórnia, EUA, Kevin de León, em 2015, por seu importante trabalho na educação e divulgação dos problemas ambientais, e o de Embaixador da Boa Vontade de as Nações Unidas em 2017 por sua renomada carreira internacional como músico e ativista ambiental. Em 2019 e 2020, a organização ambientalista americana Sachamama o reconheceu como um dos líderes ambientais mais influentes da região.
Charly conseguiu combinar seu ativismo ambiental, seu espírito vanguardista e seu gênio musical na turnê Gracias Totales, que começou em 29 de fevereiro de 2020 em Bogotá, Colômbia, e terminou em 2 de junho de 2022 na Cidade do Panamá. Este evento foi um marco mundial, gerando pela primeira vez um show interativo onde 80% dos cantores se apresentaram nas telas e participaram músicos como Chris Martin (Coldplay), Juanes, Gustavo Santaolalla, Draco Rosa, Mon Laferte, entre outros. . Mas foi também a primeira digressão realizada por uma banda latina a compensar 100% das emissões geradas. O cálculo realizado pela equipe R21 resultou em uma pegada equivalente a 1.483 toneladas de CO₂ que foi compensada pelo plantio de 4.800 árvores nativas na Patagônia Argentina.
Seus esforços em favor do planeta o levaram a continuar envolvendo as marcas e apostando na publicidade. Em dezembro de 2021, lança a Cerveza 27 em parceria com a AB-InBev, o que lhe proporciona a plataforma ideal para divulgar sua mensagem em favor da proteção ambiental. Este produto torna-se a primeira cerveja do mundo feita em larga escala com malte proveniente da agricultura regenerativa com o objetivo final de conseguir a regeneração de toda a cevada cultivada na Argentina (um dos maiores produtores do mundo).
Charly Alberti será homenageada oficialmente na quarta-feira, 1º de novembro, durante a Gala Presencial do Festival Ibero-Americano de Criatividade, FIAP 2023, no âmbito da Advertising Week LatAm, evento que acontecerá no prestigiado Museu Papalote del Niño em Cidade do México. Esta celebração também apresentará os esperados prêmios anuais como Agência do Ano, Agência Independente do Ano, Rede do Ano, Anunciante do Ano e Produtora do Ano.
Visite o Hall da Fama Ibero-Americano
https://www.fiapawards.com/salon-de-la-fama