quarta-feira, dezembro 4, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoTIM e Mulheres Positivas se unem

TIM e Mulheres Positivas se unem

Reconhecida por seus compromissos públicos com a agenda de gênero, a TIM lança mais uma iniciativa de apoio às mulheres, que combina tecnologia e o alcance da sua estrutura comercial em prol do combate à violência. A partir de agora, as lojas da operadora passam a ser pontos de referência para mulheres em situações de perigo, oferecendo conexão a uma rede de apoio. As unidades estarão indicadas como “locais seguros” no Caminho Delas, ferramenta do aplicativo Mulheres Positivas. A funcionalidade é um mapa que mostra rotas pensadas para as mulheres circularem com mais segurança nas ruas, a partir de dados inseridos pelas próprias usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial.

A primeira fase do projeto engloba 11 lojas da TIM em ruas de cidades do Rio de Janeiro e São Paulo (lista abaixo). As equipes das unidades foram treinadas para atender às mulheres que procurarem suporte em casos de assédio, violência física e outras de situações de risco. Elas serão encaminhadas para uma sala, onde receberão estrutura física para contatar uma rede de apoio, incluindo um smartphone para chamadas e acesso à internet e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia, como a Central de Atendimento à Mulher (180), delegacias, Disque Denúncia, Ministério Público, dentre outros. Todo esse percurso de atendimento e materiais informativos, além dos treinamentos da equipe, foram elaborados em parceria com Mulheres Positivas e a consultoria Livre de Assédio.

A iniciativa é parte da parceria da TIM com o movimento Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad. A operadora lidera, desde 2021, o ecossistema em torno do app de mesmo nome, que já conta com mais de 200 empresas parceiras oferecendo cursos gratuitos de capacitação e oportunidade de trabalho, ampliando a empregabilidade das brasileiras. Hoje, o aplicativo tem mais de 300 cursos cadastrados e 8 mil vagas de emprego. “Por meio dessa parceria, queremos ajudar mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência a sair dessa situação”, completa a fundadora da plataforma.

Manifesto em prol da equidade de gênero

Além do projeto nas lojas, a TIM lança nesta quarta (25) um manifesto de gênero em suas redes sociais, em campanha com a embaixadora da marca, a cantora IZA. A ação foi desenvolvida pela agência BETC Havas. O objetivo é reforçar ainda mais os compromissos da empresa com a equidade de gênero no mercado de trabalho e o combate a qualquer tipo de preconceito e violência contra a mulher. A comunicação também será amplificada pelo squad da companhia nas mídias sociais, que conta com nomes como a influenciadora Pequena Lô.

“Esse manifesto representa a evolução do nosso compromisso com a jornada de diversidade e inclusão. No pilar de gênero, chegamos a uma fase onde mais do que celebramos conquistas: influenciamos o mercado e reforçamos nosso posicionamento para toda a sociedade”, destaca a VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, Maria Antonietta Russo. A operadora, por exemplo, acaba de superar a meta de ter 35% de representatividade de mulheres em sua liderança, mas entende que é um percurso contínuo: “não estamos na linha de chegada. Cada objetivo alcançado nos traz novas responsabilidades. Seguiremos com ações internas e externas para termos uma sociedade mais justa, segura e com mais oportunidades para as mulheres”, complementa.

A TIM foi recentemente considerada a operadora mais diversa e inclusiva do mundo pelo terceiro ano seguido no Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 15 mil companhias de capital aberto em temas de diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreira. Também está listada no IDIVERSA B3, primeiro índice da bolsa brasileira que considera critérios de gênero e raça para selecionar as empresas da sua carteira. É ainda uma das 13 companhias brasileiras dentre as mais de 400 organizações do planeta inseridas no Gender Equality Index (GEI) da Bloomberg, que avalia a igualdade de gênero no local de trabalho.

Confira o vídeo:

MANIFESTO DE GÊNERO TIM:

“IMAGINE QUE É POSSÍVEL VIVER NUMA SOCIEDADE

ONDE AS MULHERES POSSAM SER ELAS MESMAS.

TER PLENO ACESSO À EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES IGUAIS NO MERCADO DE TRABALHO.

IMAGINE QUE É POSSIVEL UMA SOCIEDADE ONDE TODAS ELAS SEJAM RESPEITADAS.

SEM PRECONCEITOS E JULGAMENTOS.

SEM SEREM VÍTIMAS DE ASSÉDIO E VIOLÊNCIA DE GÊNERO.

MAS A REALIDADE DAS MULHERES AINDA É DISTANTE DE TUDO ISSO.

ELAS AINDA SOFREM COM SALÁRIOS MAIS BAIXOS, INSEGURANÇA E MENOS OPORTUNIDADES.

POR ISSO, MAIS DO QUE IMAGINAR, A TIM LUTA PARA CONSTRUIR ESSA SOCIEDADE HOJE.

A EQUIDADE DE GÊNERO É POSSÍVEL E NÃO PODE MAIS ESPERAR.”

LISTA DE LOJAS PARTICIPANTES DO PROJETO CAMINHO DELAS:

LOJA

ENDEREÇO

MUNICÍPIO

LOJA TREZE DE MAIO

Av. Treze de Maio, 41

Rio de Janeiro

LOJA CALÇADÃO ALCÂNTARA

Rua Yolanda Saad Abuzaid,80

São Gonçalo

LOJA CALÇADAO CAMPO GRANDE

Praça Doutor Raul Boaventura, 5

Rio de Janeiro

LOJA CALÇADÃO CAXIAS

Avenida Nilo Peçanha nº 84

Duque de Caxias

LOJA CALCADAO MADUREIRA

Estrada da Portela, 158

Madureira

LOJA CENTRO RIO BRANCO

Av. Rio Branco, 122

Rio de Janeiro

LOJA DUQUE DE CAXIAS

Rua Manoel Correa, 38

Duque de Caxias

LAPA 12 DE OUTUBRO

Rua Doze de Outubro, nº 443 e 445

São Paulo

LOJA AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 771

São Paulo

LOJA OSASCO PLAZA SHOPPING

Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81

Osasco

LOJA OSASCO CALÇADÃO

Rua Antônio Agu 99

Osasco

Artigos relacionados

Novidades