O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, distribui aqui o comunicado oficial da novidade já antecipada por Simon Cook, na sua visita a São Paulo na semana passada. O Cannes Lions International Festival of Creativity anuncia o fim da categoria Mobile, junto ao lançamento do novo leão: Luxury & Lifestyle. A novidade oferecerá uma referência global para as marcas do setor de luxo, reconhecendo e celebrando o trabalho criativo de maior impacto, as experiências e as soluções comerciais criativas para o setor de luxo e estilo de vida.
Simon Cook, CEO do LIONS, disse: “Quando introduzimos um Lion que reflete as necessidades de um setor industrial, o prêmio é criado em colaboração com o setor relevante. Nosso comitê global de especialistas nos aconselhou que esse setor altamente disruptivo precisa de seu próprio benchmark, para que possamos passar da conscientização para o reconhecimento de soluções que estão mudando os modelos de negócios e definindo um novo padrão criativo para um mercado em fluxo. O Luxury & Lifestyle Lions reconhecerá as comunicações e soluções de marca que impulsionam o desempenho comercial e a fidelidade à marca. Um júri multidisciplinar estabelecerá um novo padrão de referência para o setor de luxo, com o Leão reconhecendo o trabalho criativo que eleva a disciplina e o setor”.
Marian Brannelly, Diretora Global de Prêmios da LIONS, acrescentou: “O mercado de luxo enfrentou uma ruptura significativa nos últimos anos e após a pandemia. Uma mudança no comportamento do consumidor e uma mudança acelerada em direção ao comércio eletrônico e às tecnologias emergentes são apenas algumas das áreas em que o mercado teve que navegar e inovar rapidamente. Acrescente a isso a mudança de valores de novos grupos demográficos, a definição em evolução do luxo em mercados não ocidentais e a necessidade de um foco maior na sustentabilidade e no consumo consciente, e você começará a ver o papel fundamental que a criatividade de classe mundial pode desempenhar nessa transformação.”
No “Guia de marketing de luxo em uma era de mudanças” da WARC, a pesquisa da Euromonitor citada mostra que as vendas na categoria de luxo se recuperaram após a Covid-19 e devem ultrapassar os níveis pré-pandêmicos em 2023, à medida que a atividade na China se normaliza.
Conforme citado na WARC, uma pesquisa adicional da Ipsos, mostra que o mercado global de luxo está mudando, trazendo novas oportunidades e desafios. As mudanças demográficas nas economias emergentes criarão mais de um bilhão de consumidores de primeira viagem, concentrados na China, na Índia e no Sudeste Asiático. Seu poder de compra é apoiado pela rápida adoção digital entre uma população jovem, urbana e experiente em tecnologia.
Comentando sobre o Prêmio, Charles Georges-Picot, CEO Global da Marcel e Publicis Luxe, Líder Global de Clientes, disse: “Em um momento em que o setor de luxo deve constantemente reinventar, transformar e honrar a herança da marca com um olhar atento ao futuro, a introdução do Luxury & Lifestyle Lions ajudará a estabelecer uma nova referência criativa para esse setor altamente perturbado e empolgante. Sabemos que a criatividade tem o poder de ultrapassar os limites e progredir em setores e disciplinas. Estamos entusiasmados com um novo padrão do setor que redefinirá a forma como vemos as comunicações de marca, os modelos de negócios e a transformação criativa nesse espaço dinâmico”.
No Cannes Lions deste ano, “Kaguya by GUCCI”, da Dentsu Inc., Tóquio, recebeu um Leão de Bronze em Film Craft. O trabalho apresentou uma música que celebra uma mistura de formas de arte japonesas históricas com a mais recente tecnologia em criatividade. O diretor criativo por trás da peça, Toshihiko Tanabe, falou sobre o lançamento do Luxury & Lifestyle Lions: “As campanhas de luxo não são apenas sobre celebridades brilhantes dançando ao pôr do sol. Durante anos, o marketing de luxo serviu como uma rara plataforma para exibir arte visual e cultura pop da maneira mais contemporânea”.
Em outras mudanças no Lions, Brannelly comentou: “É importante que os Prêmios reflitam o cenário atual e preparem o caminho para o futuro, portanto, além de evoluir os Leões, é igualmente importante para nós aposentá-los quando necessário. Em 2024, após consulta aos nossos júris, encerraremos os Leões para dispositivos móveis. Os dispositivos móveis estão incorporados ao trabalho em todos os canais e disciplinas e, nos últimos anos, a criatividade baseada em dispositivos móveis tem se expandido em quase todos os Leões.”
Informações completas sobre o Luxury & Lifestyle Lions, incluindo a definição, os critérios e as categorias, serão divulgadas em novembro, juntamente com o Kit de Inscrição. Os detalhes sobre o presidente e o júri serão anunciados no início do próximo ano, e as inscrições para o Cannes Lions 2024 serão aceitas a partir de 18 de janeiro de 2024.