Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, no domingo, 15 de outubro, será realizado o Festival do Consumo Consciente, no Parque Villa-Lobos, das 10h às 18h. O evento é gratuito e tem como proposta informar, conectar e expandir a consciência socioambiental por meio de experiências para toda a família, além de oferecer muitas atrações musicais.
“A ideia do festival é mostrar por meio de conversas e ações que pequenas mudanças geram impactos significativos. Queremos aproximar o consumidor que está repensando o consumo com artistas, profissionais e empresas atuantes na causa. Este pertencimento coletivo é fundamental para semear novos hábitos e práticas sustentáveis”, comenta Naiclê Leonidas, idealizadora do evento.
Ao longo do dia, a programação inclui diversos shows e espetáculos, totalmente gratuitos, com destaque para a apresentação inédita da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis acompanhada dos artistas Chico César e Negra Li, os quais também irão se apresentar individualmente. Outros artistas no line up são: o grupo Samba de Dandara com mulheres negras ativistas; a escola de samba Unidos de Paraisópolis – composta por crianças da comunidade e a performance da Banda Cucamonga – formada por artistas de rua.
Nos painéis, os temas vão de “Economia circular e seus benefícios para o planeta”, passando pelo “Como identificar um produto sustentável?”, “O que é consumo consciente?”, “UPCYCLING na prática, como ressignificar roupas, tecidos e materiais”, “PANCS – o mundo das plantas selvagens alimentícias” e “ESG”.
O público poderá ainda conferir feira de produtos sustentáveis com mais de 20 pequenos negócios, horta comunitária – com dicas de como cuidar e montar sua própria horta, área de alimentação consciente conduzida pela Cozinha Ocupação 9 de Julho e espaço kids interativo composto por jogos, instalações e imersão em realidade virtual visando promover desde cedo a consciência sustentável.
“Pensamos na experiência completa do consumo: da produção ao descarte, do público ao privado. A ideia é conectar marcas, agentes, ONGs, e pessoas em um espaço aberto a todos. O festival funciona como essa ponte para aqueles que buscam gerar um impacto positivo”, complementa Fernando Beltrame, fundador da Eccaplan, consultoria de sustentabilidade responsável pelo evento.
Arte sem Descarte: Para complementar, obras interativas feitas a partir de resíduos descartáveis – latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais – da exposição “Reciclos – Criando Novas Perspectivas” estarão distribuídas pelo festival.
“É preciso pensar sobre o ciclo de vida de um produto desde a sua criação. Para se falar de consumo consciente, é necessário reforçar a questão da circularidade de tudo que é comercializado. Promover uma logística reversa, que se responsabilize por fazer um produto ter o descarte correto e voltar à sua cadeia produtiva, é compromisso de todos os que estão inseridos nesse contexto. Ser parte de uma iniciativa como essa, que busca conscientizar toda a sociedade, vem ao encontro do modelo de negócio da Novelis, que é baseado na reciclagem, e junto com a Liga da Reciclagem, nosso movimento em prol da economia circular, queremos contribuir com a promoção e impulsionamento deste tema, rumo à criação de um mundo cada vez mais sustentável”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.
O Festival do Consumo Consciente é apoiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal através da Lei Rouanet. Com produção Duas Marias e Eccaplan. Patrocínio: Novelis, Bayer e Concha y Toro. Selos de sustentabilidade do FCC: Resíduo Zero, Iso 20121, Carbono Neutro.
Para mais informações acesse o perfil: https://www.instagram.com/festconsumoconsciente/
PROGRAMAÇÃO:
Palco principal
11h45 – Banda Cucamonga
13h15- Unidos de Paraisópolis
14h30 – Samba de Dandara
15h45 – Orquestra Filarmônica de Paraisópolis
16h45 – Negra Li
17h45 – Chico Cesar e Orquestra De Paraisópolis
18h10 – Chico Cesar, Negra Li e Orquestra Filarmônica de Paraisópolis
Talks
11h10 – O ciclo infinito da economia Circular e seus benefícios para o planeta.
Mediação – Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan e organizador do Festival do Consumo Consciente
Gilberto Natalini – Secretário de Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
Eunice Lima – Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis
Roberto Rocha – presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais
Recicláveis (ANCAT)
12h05 – Como Identificar um produto Sustentável?
Andrea Cepeda – Engenheira de projetos de sustentabilidade da Viña Concha y Toro
Priscilla Arantes – Gerente de Comunicação da B-Corp Brasil
Carol Piccin – Materia Lab”
13h – O que é Consumo Consciente?
Carmem Silva – Professora, Urbanista e Liderança MSTC e Cozinha Ocupação 9 de julho
Ciça Pereira – Afrotrampos
Nina Orlow – Movimento ODS e GT Meio Ambiente / Rede Nossa São Paulo
14h- Upcycling
Apresentação e mediação – Liu Berman -Liderança do Reiventando Futuros
Cibele Barros – Fundadora do Tecido Social
Agustina Comas – Comas
15h – É PANC! O mundo das plantas selvagens alimentícias
Regina Fukuhara – Professora de PANC – plantas alimentícias não convencionais (matos comestíveis).
Serviço:
Festival do Consumo Consciente I Evento gratuito
Data: domingo (15/10)
Horário: das 10h às 18h
Local: Parque Villa Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros)