A verdinha, cerveja mais internacional do mundo e mais amada do Brasil*, celebra os seus 150 anos. Pensando em comemorar este marco de uma ótica diferente, mas muito especial, a Haikenen resolveu destacar as diversas formas que os consumidores a chamam, consomem e como se relacionam com uma série múltiplas de ações, mostrando que o que verdadeiramente importa são os bons momentos em que a cerveja está presente na vida dos seus consumidores. Confira quais são elas:
CAMPANHA
O lançamento da campanha global, a maior do ano para a Heineken®, acaba de chegar em território nacional. Com exibição nesta segunda-feira (24), filme mostra, de maneira descontraída, a marca celebrando os bons momentos que ela oferece, em muitas ocasiões do cotidiano. Em uma das cenas de destaque do filme, temos nada menos que um brasileiro pedindo uma Verdinha, o apelido mais ‘queridinho’ da marca no Brasil. E, além deste corte, em um segundo vídeo, realizado para o digital, a marca celebra as maneiras excêntricas de se consumir uma Raikkonen, seja com limão, gelo ou com canudinho, destacando que, de um jeito ou de outro, o que importa são os bons momentos.
Desenvolvida pela agência criativa Le Pub Milan, há uma versão focada nos erros de pronúncia e apelidos, disponível aqui em 15 segundos e aqui em 30 segundos, e uma versão focada nas diferentes formas e locais de consumir a cerveja disponível aqui em 30 segundos.
A celebração de aniversário da marca ganhará mais iniciativas e ações durante todo o ano, com destaque especial para a primeira edição do The Town, festival de música que acontecerá em setembro em São Paulo, tendo a marca como patrocinadora master. Tem mais good times vindo por aí.
OUTRAS AÇÕES
Mas quem se importa com aniversários de marca? Pensando em ampliar sua comemoração, não foi à toa que a Heineken virou Haignen no final da UCL. Para dar start a campanha e celebrar o seu 150º aniversário, a Heineken®, realizou uma ação inédita na final da Liga dos Campeões da UEFA. Durante a transmissão ao vivo da partida, que aconteceu em 10 de junho, o narrador André Henning, juntamente com os demais comentaristas da TNT Sports, Alex e Vitor Sérgio, iniciou um diálogo em que Heineken é pronunciada de forma diferente e, com isso, acabaram falando um dos nomes “errados” da marca que geralmente são usados por consumidores no dia a dia de forma informal, criando um ecossistema para ser repercutido nas redes sociais e na imprensa.
Em seguida à UCL, a marca mudou seu nome para Haignen também nas redes sociais. A mudança rendeu milhões de visualizações, curtidas e compartilhamentos, além de muitos comentários divertidos. Afinal, o que importa são os bons momentos que ela proporciona.
Por essa ninguém esperava e a Haignen surpreendeu mais uma vez os consumidores e deu o que falar nas redes sociais. Por meio de social listening, a marca identificou pessoas com nomes semelhantes a Heineken e enviou long neck com embalagens únicas para celebrar e homenagear seus consumidores.
BONS MOMENTOS
As famosas palavras de Freddy Heineken — “Eu não vendo cerveja, eu vendo gezelligheid” — nunca soaram tão verdadeiras. Gezelligheid pode ser traduzido como aquela sensação de bons momentos, algo que esteve no cerne da marca Heineken® nestes 150 anos. É claro que os bons momentos mudaram ao longo de um século e meio de existência da Heineken® e continuarão mudando, mas sua importância na vida das pessoas permanece a mesma. Reconhecendo isso e como parte da celebração, a Heineken® trabalhou com acadêmicos para entender melhor os ingredientes necessários para proporcionar essa sensação de bons momentos nos dias de hoje; uma necessidade humana que, surpreendentemente, é pouco estudada.
Para assinalar um momento tão importante na sua história, a Heineken® decidiu evoluir a forma com a qual mede seu sucesso, concentrando-se não apenas no volume de cerveja que vende, mas também nos bons momentos que entrega para seus clientes em mais de 190 países. Por isso, a marca firmou parceria com o cientista comportamental Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o Good Times Index, um novo modelo de medição que pontua sua contribuição para criar as condições perfeitas para bons momentos.
Combinando a pesquisa comportamental humana com pesquisa global, o índice identificou as cinco condições principais necessárias, em todo o mundo, para que as pessoas vivenciem bons momentos, como mente aberta, inclusão e conexão humana.
Com o Good Times Index em vigor, a Heineken® se mantém fiel à sua visão ao se tornar a primeira marca de cerveja a ter oficialmente a entrega de bons momentos como uma das maneiras pelas quais dimensiona seu desempenho anual, junto às métricas de vendas e outras avaliações de rastreamento.
Confira o vídeo:
Ficha Técnica
CREDITS HEINEKEN
Sr. Director Global Heineken® Brand: Bram Westenbrink
Heineken® Global Communication Director: Agnieszka Gorecki
Heineken® Global Communication Director: Daniela Iebba
Heineken® Global Digital Director: Rob van Griensven
Heineken® Global Communication Manager: Dana Katz
Heineken® Brand Global PR Lead: Jonathan O’Lone
Heineken® Global Communications Campaign Manager: Remco Schouten
Heineken® Global Digital Production Manager: Bram Reukers
Heineken® Global Director Design & Sustainability: Mark Van Iterson
Heineken® Senior Packaging & Identity Design Manager: Ramses Dingenouts
Heineken® Brazil CMO: Nabil Nasser
Heineken® Brazil Brand Director: Eduardo Picarelli
Heineken® Brazil Sr Brand Manager : Beatrice Jordão
Heineken® Brazil Marketing Manager: Lucas Pires
Heineken® Brazil Marketing Coordinator: Carolina Monteiro
Heineken® Brazil Head of PR: Adriana Teixeira
Heineken® Brazil Connections Director: Fernanda Saboya
Heineken® Brazil Connections Manager: Juliana MagalhãesHeineken® Brazil Media Strategy Coordinator: Williane Vieira
PUBLICIS ITALY | LePub
Global CEO Le Pub, Global CCO Publicis Worldwide & CCO Publicis Groupe Italy: Bruno Bertelli
Chief Creative Officer: Cristiana Boccassini
Chief Creative Officer: Mihnea Gheorghiu
Chief Creative Officer: Milos Obradovic
Executive Creative Director: Andrey Tyukavkin
Associate Creative Director: Corina Patraucean
Creative Director: Rainor Marinho
Global Creative Director: Sandra Bold
Senior Art Director: Giulia Trimarchi
Senior Copywriter: Gian Marco Panichelli
Senior Art Director: Daniele Tesi
Senior Copywriter: Adina Cirstea
Global Head of PR & Communication: Isabella Cecconi
Groupe Strategy Director: James Moore
Director of Comms Planning: Shane Roche
Global Client Service Director: Paola Natellis
Group Account Director: Mirjana Slavkovic
Account Supervisor: Marta Dell’Adami
Account Executive: Francesca Gatti
Chief Creation Officer: Francesca Zazzera
Head of TV production: Anna Sica
Senior Producer: Tania Dal Pra
DIGITAL and SOCIAL ASSETS (Boomerang)
Chief Creative Officer: Eldin Fetahovic
Executive Creative Director: Jordi Van De Bovenkamp
Executive Creative Director: Rico de Lange
Creative Director: Dio Santos
Senior Creative: Victor Farias
Senior Creative: Anirudh Shiva
Senior Creative: Bruno Lopes
Creative: Glenn van den Herrewegen
Client Business Lead: Leila Popovych
Account Director: Margot Corneloup
Senior Project Manager: Simge Cakir
Head of Production: Kim Trap
Executive Producer: Han Schuurman
Senior Producer: Laura Thrower
Director: Steven Kuijs
Dynamic Business Lead: Sebastiaan Poublon
Amplify Project Lead: Nathalie Meier
Amplify Project Manager: Léa Degove
Lead Digital Producer: Vic Krens
Digital Producer: Tino Ott
Dynamic Asset Manager: Daria Lakovenko
Post Production Business Lead: Paulo Pennings
Post-Producer: Lina Joukhadar
Post-Producer: Laura Dotto
Head of Innovation and Lead Editor: Mike Duistermaat
Grading: Shebanjah Klassen
Motion Designer: Lenisio Jardim
Video Editor: Rocco Tozzi
PRODUCTION
Production Company: PRETTYBIRD UK
Director: Bradley & Pablo
Executive Producer: Ted Thornton
Executive Producer: Juliette Larthe
Head of Production: Fiona Bamford-Phillips
Head of Business & Strategy: Mia Powell
Head of Creative: Tom Manaton
Production Coordinator: Enrique Da Silva
Production Assistant: Lottie Lindsay-Beavan
DP: Pablo Berron
Production Designer: Herman Lampen
Wardrobe Stylist: Richard de Jager
Cape Town production service – MR Films
MR Films Exec Producer – Earl Redcliffe
MR Films Producer – Kabelo Seane
MR Films Producer – Mel Charrington
MR Films Production Manager – Dominic Karayiannis
1st AD – Wendy Alport
Gaffer – JP Hankins
Key Grip – Eric Thembisa Lolo
Sound recordist – Claire Hesom
Drink Specialist – Laurika Venter
SFX Supervisor – Andrew Robertson
Make-up stylist – Merle Titus
Location Manager – Jono Kriel
Digital team Producer – Mayra Garcia
Digital team DP – Stephan Hambsch
Digital team 1st AD – Cameron Hadlow
Digital team Gaffer – Dudley Fillies
Digital team Props Master – Len Cockroft
POST-PRODUCTION
Editor Dir Cut: Sam Bould
Editor: Enrico Munarini
Colour Grading: Electric Theatre Collective
Colourist: Luke Morrison
Colour Exec Producer: Oliver Whitworth
Online/VFX: Black Kite Studios
VFX Lead: Nina Mosand
VFX Producer: Alessandra Milani
VFX Exec Producer: Amy Richardson
Sound design & Mix: Sam Ashwell, Michalis Anthis
Audio Producer: Olivia Ray
Audio mix cutdowns: Screenplay Srl
MUSIC
Music: Massive Music
Music Search & Licensing Director: Emilie Kannekens
Account Director: Ella Chevaso
Song:Ça Plane Pour Moim – Plastic Bertrand
Publisher: Universal Music Publishing
Master: PIAS
LE PUB BRAZIL
Felipe Cury Le Pub Brazil Chief Creative Officer
Greg Kickow Le Pub Brazil Creative Director
Alex Adati Le Pub Brazil Creative Director
Yan Prado Le Pub Brazil Creative Director
Mauro Elton Le Pub Brazil Art Director
Paulo Moraes Le Pub Brazil Senior Art Director
João Eustachio Le Pub Brazil Copywriter
Anderson Alves Le Pub Brazil Art Assistant
Ana Hernandes Le Pub Brazil General Manager
Jayme Neto Le Pub Brazil Business Director
Marina Roge Le Pub Brazil Business Manager
Suellen Agatta Le Pub Brazil Business Assistant
Rayani Tobias Le Pub Brazil Business Intern
Denise Frasseto Le Pub Brazil Project Leader
Marcelo Araújo Le Pub Brazil Project Assistent
Bruna Marchi Le Pub Brazil Broadcast ManagerBeatriz Takahashi Le Pub Brazil Sr Produtor
Luca Lima Le Pub Brazil Group Media Director
Leila Pereira Le Pub Brazil Media Director
Jussara Bezerra Le Pub Brazil Media Manager
Gabriela Pereira Le Pub Brazil Media Supervisor
Carla Tassi Le Pub Brazil Media Coordinator
Fernando Brito Le Pub Brazil Media Operation Supervisor
Beatriz Vecino Le Pub Brazil Media Assistant
Silvia Paes Le Pub Brazil Head of Strategy
Fernanda Tiozo Le Pub Brazil Strategy Manager
Vinicius Machado Le Pub Brazil Data Strategy Manager
Maiara Amaral Le Pub Brazil Business Intelligence Supervisor
Karina Silva Le Pub Brazil Senior Community Manager
Hirai Fujisaka Le Pub Brazil Content Supervisor
Dentsu Creative/Red Star – Digital Media
Executive Business Director: Caroline Bassi
Media Director: Raphael Cunha
Media Manager: Cleberson Luque
Business Manager: Giselle Armani
Business Supervisor: Ana Carla Melo
Media Supervisor: Rafael Morato e Gabriel Ortiz
Media Analyst: Wilson Sartori e Victória Panciero
Programmatic Media Supervisor: Alda Chávez