Mais uma vez, a Darwin Seguros resolveu fazer diferente. Alinhada à estratégia da marca de promover uma disrupção no mercado, a seguradora digital, que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um seguro auto simples, personalizado e acessível, promoveu uma campanha sensorial para alertar sobre os riscos de Roubo e Furto no país.
No último mês, a insurtech ocupou o Galpão 556, uma das principais galerias de arte da cidade de São Paulo, com a exposição Candle Car. Nela, um carro em tamanho real transmitia, pelo calor de 2.500 velas acesas, toda a angústia vivida por mais de 500 mil brasileiros que tiveram o veículo roubado ou furtado em 2021 (fonte IBGE), o que corresponde a mais de 36 carros por hora. Desses 36, assim como as velas que derretem e não voltam mais, 25 não tinham seguro e não tiveram como voltar atrás.
Uma experiência imersiva, desconfortante e conscientizadora para os visitantes, jornalistas e influenciadores presentes no local. Mais do que comunicar, a Darwin buscou sentir, pois só se colocando no lugar do usuário nesse momento tenso e apreensivo conseguiria oferecer uma experiência acolhedora e diferenciada. A trilha sonora também foi pensada para intensificar esse sentimento, produzida com captação de áudio da rua, com elementos sonoros que simulavam uma situação real de roubo, sensibilizando a audição dos visitantes. Complementando a campanha, a empresa criou também um spot de rádio que foi veiculado nas rádios de São Paulo e Paraná.
“Mais que comunicar, a gente queria sentir o problema, mostrar que nos importamos e nos colocamos no lugar dos nossos clientes”, explica Marcelo Balas, Head de Marketing da Darwin Seguros. “Ficamos totalmente imersos em conscientizar as pessoas e, junto da produtora CLAV Music Business Intelligence, fomos para as ruas captar sons que representassem a angústia de ter o carro roubado. Registramos vidros quebrando, aceleração de carro, respiração ofegante e tudo aquilo que remete a esse momento e a essa dor. Não queríamos fazer só mais um comercial e sim algo que tocasse as pessoas. O minidocumentário conta sobre esse processo e mostra, principalmente, toda a narrativa por trás da criação”, comenta.
Para trazer mais sobre o conceito da captação e a ideia da ação, a Darwin Seguros produziu um minidocumentário, que mostra todo o processo criativo da empresa, junto dos parceiros, para a criação da campanha.
Confira o minidocumentário oficial da campanha: