A Rádio 2, empresa especializada na produção de conteúdo em áudio com 38 anos de mercado, expande sua capacidade de atuação com a inauguração de estúdio audiovisual, em São Paulo.
Equipado com recursos de acústica e tecnologia de ponta, o espaço foi idealizado para a gravação de entrevista, spot, videocast, videoaula, vídeo institucional, transmissão ao vivo, entre outros formatos de conteúdo em áudio e vídeo.
Com a nova estrutura, a empresa espera contribuir para a estratégia de comunicação e marketing de seus clientes, além de ampliar a oferta de serviços jornalísticos para a sua rede de emissoras de rádios parceiras em todo o país. “O novo espaço chegou para atender as necessidades atuais dos nossos clientes e parceiros. O nosso grande diferencial hoje é oferecer ao cliente desde a concepção até a disponibilização do projeto – seja nas plataformas de streaming ou para a nossa rede de emissoras afiliadas, incluindo roteiro, locução, gravação, edição, tudo dentro de um lugar só, o que facilita o planejamento e reduz custos”, explica Fabiana Altran, jornalista e sócia diretora da Rádio 2.
Segundo ela, o novo estúdio está equipado para a captação de som e imagem em alta resolução e para a edição de conteúdo praticamente em tempo real. Também é totalmente modulável para comportar diferentes cenários, conforme a temática da campanha ou projeto.
Outra novidade é que o espaço poderá ser utilizado sob demanda para as marcas interessadas em produzir projetos proprietários. “Vamos oferecer pacotes personalizados para a locação do estúdio, de forma a atender formadores de opinião, marcas e agências que buscam infraestrutura e qualidade profissional para a captação de seus conteúdos audiovisuais”, ressalta Fabiana.
O mercado de criação de conteúdo audiovisual está em crescimento no país. Estudos de audiência mostram que, de 2019 para cá, a mídia podcast, por exemplo, ganhou mais de 7 milhões de ouvintes no Brasil e, por conta da pandemia, a frequência dessa audiência, inclusive entre os já adeptos, cresceu mais de 30%. “Mídias como o podcast e o videocast são hoje aliados da comunicação digital. Esses formatos atendem as novas formas de consumo de conteúdo hoje e as empresas do futuro já perceberam isso”, diz Fabiana. De acordo ela, o áudio marketing tem sido cada vez mais contemplado em estratégias de comunicação de empresas, líderes de opinião e órgãos públicos. “A pandemia trouxe para o mercado um novo olhar sobre o áudio e o nosso novo estúdio, em São Paulo, vai ao encontro dessa tendência”, acredita.
Rádio release: peça-chave no áudio marketing
Em campanhas de comunicação institucional ou publicitárias, o áudio marketing vem crescendo na medida em que conquista uma audiência cada vez mais dinâmica, que exige conteúdo ágil, de qualidade e com capilaridade. Neste cenário, além do podcast e videocast, um formato que está cada vez mais presente nas estratégias das marcas é o rádio release. “A Rádio 2 é pioneira na oferta desse serviço. Há mais de 30 anos ajudamos nossos clientes a alcançar o seu público-alvo que vive em regiões distantes dos grandes centros urbanos, onde a cobertura da grande imprensa é menor. Eu costumo dizer que nós criamos o “branded content” em rádio, diz Fabiana.
Segundo ela, nos últimos três anos a procura pela produção e distribuição de rádio releases para a rede de emissoras assinantes dos conteúdos gerados pela Rádio 2 mais que triplicou.
O rádio release é um material de divulgação que apresenta informações institucionais, produtos e serviços das marcas. “A diferença é que esses conteúdos chegam para os jornalistas de rádio prontos para serem levados ao ar, com a linguagem adaptada para o meio”, explica.
A empresa produz, em média, 60 conteúdos em áudio por dia, entre eles, materiais institucionais de clientes nacionais e multinacionais, impactando mais de 20 milhões de pessoas/dia, por meio de sua rede de emissoras afiliadas em todo o país.” O nosso novo estúdio aumenta o potencial também para a produção de rádio release. E, se fizer sentido para o cliente, o conteúdo gravado para um podcast, por exemplo, poderá também ser editado em rádio release”, concluí Fabiana.