Em uma ação inédita, o Publicis Groupe cria um Hub de Comunicação que irá reunir todos os times de comunicação das agências que compõem o grupo no Brasil (Arc, DPZ, Le Pub, Leo Burnett Tailor Made, One, Performics, PMX, Prodigious, Publicis Brasil, Publicis Health, Publicis Play, Sapient e Talent Marcel) em um só núcleo. A MSL Andreoli, agência de PR do Grupo Publicis, segue em sua trajetória atendendo clientes externos e do grupo.
O Hub de Comunicação será liderado por Andrea Assef, Head de Comunicação do Publicis Groupe, e contará com um time de lideranças formado pelos principais diretores oriundos das agências do grupo: Daniela Barile, Jef Martins, Leonardo Araujo e Rejane Romano.
Os quatro diretores passam a cuidar de verticais que irão fincar bandeiras em territórios que olham para o impacto social, a inclusão, o digital, a cultura e, sobretudo, para o desenvolvimento criativo e efetivo de negócios. O hub também é composto de profissionais de gerência, supervisão e coordenação.
“Temos um time multidisciplinar para conduzir a comunicação das agências do Publicis Groupe. Ver esse hub nascer no Brasil é motivo de muito orgulho”, afirma Monica Gadsby, CEO do Publicis Groupe na América Latina.
O hub passa a absorver a comunicação das agências, trabalhando de forma fiel à identidade exclusiva de cada uma delas, mantendo seu tom de voz, missões, visões e valores. Isso quer dizer que não haverá um único olhar estratégico, mas, sim, uma pluralidade de visões pautadas nas expertises de cada liderança e seus times para comunicar, pensar conteúdos e impactar os negócios dos clientes. “Esse hub reúne pessoas com diferentes experiências, olhares e formas de trabalhar a comunicação e esta é a sua principal fortaleza”, diz Andrea Assef, Head de Comunicação do Publicis Groupe.
O hub e seus pilares. Atento aos modelos de negócios inovadores e que representam a força do Grupo, o hub conta com pilares que se firmam em terrenos únicos, mas que, juntos, formam uma forte unidade de comunicação. Cada pilar terá um diretor responsável:
Andrea Assef, líder do Hub de Comunicação
Andrea Assef é Head de Comunicação do Publicis Groupe desde agosto de 2021 e passa agora a liderar o Hub de Comunicação que tem por objetivo ampliar o engajamento às estratégias de negócios no grupo Publicis. Com mais de 20 anos de experiência em jornalismo para os setores empresarial e econômico, trabalhou em veículos como EXAME, Jornal do Brasil, Istoé, Dinheiro, entre outros. Ela conta ainda com experiência no mercado editorial, tendo sido sócia da editora Letras & Lucros, onde publicou revistas e livros relacionados a finanças pessoais, além de comandar o programa de rádio “Elas & Lucros”, na 107,3 FM. Em 2015, decidiu passar para o outro lado da trincheira, e assumiu a diretoria de comunicação e marketing da Wunderman Thompson Brasil (ex-J. Walter Thompson), onde foi uma das idealizadoras do Programa de Equidade Racial 20/20, o primeiro programa de inclusão racial da indústria publicitária brasileira. Assef está no 5º semestre de Sociologia na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp).Daniela Barile, Diretora de Comunicação Interna
Daniela Barile tem forte atuação no mercado publicitário, trabalhando em comunicação corporativa desde 2004. Com formação em Publicidade e Propaganda, especialização em ESG pela PUC/SP, Comunicação Interna pela Fundação Cásper Líbero, Perfil Comportamental e Coaching Criacional, ambos pelo IGT International Coaching, Dani Barile tem a sua carreira focada na construção da reputação e credibilidade das empresas junto aos públicos interno e externo. Com sólida experiência em trabalho híbrido, Daniela Barile assume o cargo de Diretora de Comunicação Interna do Publicis Groupe com o desafio de criar e implementar, em parceria com o RH, projetos exclusivos para cada agência, reforçando a cultura e o posicionamento de cada uma, além de produzir conteúdo relevante e apropriado ao seu público interno, assim como do grupo. Daniela Barile liderou importantes projetos em empresas como o Visita 9, programa de visitas de estudantes na agência DM9DDB, que em cinco anos teve a participação de mais de 7 mil alunos de diferentes escolas e cidades do Brasil, além de ações como Hackathon para a crise hídrica, em 2015 e diversos programas de saúde física e emocional, ações de engajamento com premiações internas entre outras.Jef Martins, Diretor de Impacto Social e Projetos Especiais
Com especializações em Marcas & Representatividade e Comunicação Interna na ESPM-Rio, Diversidade nas Organizações e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas na PUC-SP, Gestão ESG: Sustentabilidade e Negócios pelo Insper e Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos na USP, Jef atua há 16 anos em comunicação. Em seu novo papel, cuidará das ações de Impacto Social (em parceria com o RH) nas agências e no grupo, além de projetos para clientes. Também será responsável pela ativação das marcas do grupo em plataformas, veículos e eventos. Tem premiações nos festivais Cannes Lions, El Ojo de Iberoamérica, iF Awards, Red Dot Awards, The One Show e LIA. Foi listado em 2018 e 2019 como um dos 25 jovens brasileiros a lutar por mudanças na indústria de comunicação pelo Papel & Caneta. É vice-presidente de Cultura, Diversidade e Inclusão da APP, diretor do Observatório da Diversidade, professor de Cultura e Diversidade no Mestre GP e é mentor da Distrito, o maior ecossistema de inovação para startups da América Latina.Leonardo Araujo, Diretor de Reputação
Nos últimos 13 anos, atuou na imprensa nacional e teve passagens por agências como Giusti e Image 360, onde trabalhou para clientes diversos do Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia. Trabalhou para grandes nomes da política nacional, gerindo suas reputações no ambiente digital. Além disso, teve passagens por veículos do trade publicitário como AdNews, escreveu como convidado no Update or Die e, por último, foi editor do site Propmark. Cobriu o Cannes Lions na França por três vezes, além do El Ojo, em Buenos Aires, e do Cristal Festival, em Courchevel, onde presidiu o júri do Press Award. Também cobriu o PokerStars European Poker Tour, em Barcelona. A vertical liderada por Araujo tem como objetivo principal desenvolver e manter a reputação das agências do Publicis Groupe Brasil perante os seus diversos stakeholders, além de ser a frente responsável por liderar a conexão entre as empresas do grupo e a imprensa nacional e a internacional.Rejane Romano, Diretora de Digital
Jornalista com especialização em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP), atuou em jornais, revistas, portais e televisão. Foi coordenadora de Comunicação do Instituto Ethos entre 2016 e 2021 e trabalhou na comunicação da Faculdade Zumbi dos Palmares onde foi editora da revista Afirmativa Plural e apresentadora do programa Negros em Foco. Rejane Romano é colunista do AdNews e autora de artigos em Democracia (em crise) e participou do livro ZL 100 Registro. Romano também é cofundadora e presidenta da Escola de Samba Filhos do Zaire. Além disso, em sua militância, já atuou como educadora social ministrando aulas em medida socioeducativa e criando o projeto Calçada Literária, na zona leste de São Paulo. No Hub de Comunicação, seu trabalho será gerenciar a presença das agências nas redes sociais com o objetivo de disseminar a força das marcas digitalmente, aumentando a visibilidade e gerando engajamento.