Na noite de quinta-feira, 25 de maio, foram anunciados os vencedores do CICLOPE Latino 2023, capítulo latino-americano da principal evento internacional dedicado ao Film Craft em comerciais, videoclipes e curtas-metragens, em cerimônia no Museu da Imagem e Som (MIS), em São Paulo.
Em colaboração com a APRO, por meio da sua Plataforma Internacional – FilmBrazil, que conta com parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), o evento revelou os vencedores, que foram escolhidos entre mais de 200 inscrições das principais produtoras da região, incluindo países como Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai
“Sempre muito gratificante poder celebrar a criatividade e o craft na produção, em tempos tão efêmero nada substitui uma história bem contada, com um storytelling potente e valor de produção. A plataforma do Ciclope Latino nos possibilita fomentar ainda mais esse intercâmbio de experiência, talento e negócio entre os países latino-americanos e sem dúvida nenhuma o Brasil, juntamente com o México, vem liderando esse movimento. Em 2022, estima-se que 5% do total de USD 34 milhões das nossas exportações tenha sido para o México, esperamos poder fomentar ainda mais esse intercâmbio nos próximos anos” comenta Marianna Souza, Presidente-Executiva da APRO.
O grande prêmio da noite, o Grand Prix, foi para o trabalho Telefônica, Shout, dirigido pelo diretor brasileiro Vellas. O CICLOPE Latino foi apoiado pela Landia, 247, em colaboração com FilmBrazil, Museu da Imagem e do Som e At Five London Dry Gin.
Confira os vencedores:
Grand Prix: Shout para Telefonica, produzido por Rebolucion e dirigido por Vellas.
Animation: Campanha Spriteverse para Sprite e De Coca-Cola Company, produzido por The Youth, dirigido e animado por Colossal.
Casting: Tres para Reinserta produzido por Oriental Films, elenco por Giuliana Panvini.
Cinematography: A categoria teve dois vencedores, o primeiro é Trajectory para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, produzido por Primo Content dirigido por M&M e cinematografia por Galo Olivares; e o segundo é For The Bold para Pepsico, produzido por Rebolucion, dirigido por Watta Fernandez e cinematografia por Farhad Gaderi.
Direction – 90 sec and under: Postpartum under Pressure para Unilever Baby Dove, produzido por My Mama Entertainment, dirigido por Ariela Dorf.
Direction – over 90 sec: Shout para Telefonica, produzido por Rebolucion e dirigido por Vellas.
Editing: A categoria teve dois vencedores, o primeiro é Solo Lo Que Te Gusta para Nissan, produzido por Landia, dirigido por Manu Masaro, editado por Danilo Abraham; e o segundo é Nuestras Manos para Cerveza Victoria produzido por Oriental Films e dirigido por De Youth e Vira Lata, editado por João Machado e Maria Luísa Machado.
Idea: A categoria teve dois vencedores, o primeiro é Buscapé para Telefônica Brasil, produzido por O2 Filmes, agência VMLY&R Brasil; e o segundo é Not Funny para 24 risas por segundo, produzido por Landia, agência De Comiuniti Agenci.
Music: Living Offerings para Ab InBev, produzido por Iconoclast e música por Satélite Áudio.
Production Design: A categoria teve dois vencedores, o primeiro é The World Is Your Cocktail para Absolut Company, produzido por Immigrant e dirigido por Rodrigo Saavedra, design de produção por Taisa Maluf; e o segundo é Nuestras Manos para Cerveza Victoria, produzido por Oriental Films e dirigido por The Youth e Vira-Lata, design de produção por Carolina Emiliozi.
Visual Effects: Sport is Never Done para Nike, efeitos visuais por Nash, produzido por Iconoclast.
Low Budget: Don’t Fear The Finger por Lalcec produzido por Landia
Music Video: Bordeline, por Tove Lo produzido pela Iconoclast, editado por Cut+Run e dirigido por Fernando Nogari.
New Talent: não teve ganhador nesta edição
No Logo: Dolores, dirigido por Marindia e produzido por Oriental Films
Production Company of the Year: Oriental Films
Agency of the Year: Ogilvy