Como digo há vários anos, não basta mais apenas possuir habilidades técnicas ou qualificações; os indivíduos precisam se diferenciar e mostrar sua proposta de valor única, gerar experiências memoráveis a todos aqueles que se conectam com sua marca pessoal.
Personal Branding para mim é:
“Um processo de desenvolvimento da “marca VOCÊ” para expressar suas habilidades,
personalidade e valores, com o objetivo de construir reputação e aumentar a rede de contatos para que o procurem pelo seu conhecimento e expertise.”
Paulo Moreti
A gestão de nossa marca pessoal, quando bem feita, nos leva ao reconhecimento por tarde
daqueles que se relacionam com ela, gerando assim a tão sonhada reputação que nos diferencia dos outros. Envolve uma abordagem estratégica que ressoe com o público-alvo, ajudando assim, a atingir os objetivos pessoais e profissionais.
Embora as habilidades técnicas e o conhecimento sejam sem nenhuma sombra de dúvida
importantes, ao meu ver, já não são suficientes para causar uma impressão duradoura ou se destacar em um mercado lotado, é preciso ir um passo além, então é nesse momento que entram as soft skills.
Soft skills são aos atributos e traços pessoais que permitem aos indivíduos interagir e se
comunicar efetivamente com os outros, que incluem habilidades como inteligência emocional, empatia, comunicação, trabalho em equipe, adaptabilidade e liderança.
As habilidades interpessoais, quando conectadas à marca pessoal, melhorarão
significativamente a imagem geral da sua marca e a tornarão mais atraente para potenciais
empregadores, clientes ou colaboradores.
Trago aqui alguns pontos sobre os soft skills que considero importantes no contexto da marca pessoal:
Diferenciação: as habilidades técnicas podem ser aprendidas e replicadas, mas as soft skills são únicas para cada indivíduo. Desenvolver e mostrar suas habilidades interpessoais trará grandes ganhos e diferenciais em sua área de atuação.
Construir relacionamentos: Comunicação eficaz, empatia e escuta ativa ajudam a se conectar com as pessoas em um nível mais profundo, promovendo confiança, credibilidade e colaboração, além de serem essenciais para a construção de relacionamentos fortes e
duradouros.
Reputação: tema já abordado aqui em outro artigo, é um componente crucial de sua marca
pessoal. Soft skills como comunicação eficaz, empatia, colaboração, flexibilidade entre outros, contribuem para a construção de uma reputação positiva, mas lembre-se a construção de uma reputação não acontece da noite para o dia é a longo prazo.
Adaptabilidade: na nossa correria do dia a dia de trabalho acelerado e com a constante
mudança de hoje, a adaptabilidade é fundamental para nossa sobrevivência, pois ajudam a
enfrentar desafios e a aceitar novas oportunidades, aprimorando sua marca pessoal como
alguém que pode prosperar em qualquer situação.
Mas enfim, como conectar minha marca pessoal as soft skills que possuo ou desenvolvi?
Para conectar a marca pessoal às habilidades interpessoais, comece identificando e
desenvolvendo seu conjunto exclusivo de habilidades interpessoais. Posso dizer aqui que mais uma vez tudo começa pelo autoconhecimento, saber exatamente quem você é, será o primeiro passo, consequentemente isso lhe ajudará a refletir sobre seus pontos fortes e áreas de melhoria e a buscar oportunidades para aprimorar suas habilidades interpessoais. Tendo clareza delas, agora você pode incorporá-las assuas mensagens de marca pessoal, seja em seu currículo, perfil do LinkedIn, mídias sociais e/ou em networking.
O mais importante que você precisa ter em mente é que trabalhar sua marca pessoal, ou seja, fazer essa gestão é um processo contínuo. Invista continuamente no desenvolvimento de suas soft skills, pois elas não são valiosas apenas para a marca pessoal, mas também para o crescimento pessoal e o sucesso em todos os aspectos da vida.
Quando você une autoconhecimento e soft skills com sua marca pessoal, você está
desenvolvendo uma marca pessoal poderosa e autêntica que irá gerar diferenciação frente à concorrência, além de atrair novas oportunidades.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
www.paulomoreti.com
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