domingo, novembro 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosFestival & Prêmio Curta! Documentários reúne cena artística no Rio

Festival & Prêmio Curta! Documentários reúne cena artística no Rio

o Festival & Prêmio Curta! Documentários anunciou os vencedores de sua primeira edição – que dividiram mais de R$200 mil em dinheiro e em serviços oferecido pelos parceiros LuzRio e Quanta – em uma cerimônia para convidados no Estação Net Gávea, no Rio, e transmitida no Youtube do canal. Diretores, produtores e artistas prestigiaram o evento e celebraram os 10 anos do canal. Passaram pelo evento nomes como a produtora Alice Gonzaga, a cantora Marina Lima, a atriz Carolina Dieckmann, os cineastas Betse de Paula, César Meneghetti, Carolina Sá, Claudia Chávez, Rafael Veríssimo, Lírio Ferreira, Carla Camuratti, entre outros. A artista plástica Perola Bonfá realizou uma performance durante o evento.

Além das cinco produções vencedoras – uma em cada categoria, como a grade temática do canal – foram anunciadas 11 menções honrosas. Em Música, o vencedor foi “Garoto – Vivo Sonhando”, de Rafael Veríssimo; com menção honrosa para “Balanço Black”, de Flavio Frederico. Em Artes, a série “Onde Nascem as Ideias”, de Carolina Sá foi a premiadas e as menções honrosas para “Tudo É Projeto: Paulo Mendes da Rocha”, de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano; “Guarnieri”, de Francisco Guarnieri; e “Torquato, Imagem da Incompletude”, de Danilo Carvalho e Guga Carvalho. Em Cinema, “Glauber, Claro”, de César Meneghetti, foi escolhido e as menções honrosas dadas a “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso; e a série “O Método”, de Liliana Sulzbach. Em Pensamento, o vencedor foi “Pessoas – Contar Para Viver”, de Marcelo Machado, Marco Del Fiol, Pedro Cezer, Tatiana Toffoli e Viviane Ferreira e receberam menções honrosas “Por Onde Anda Makunaíma?”, de Rodrigo Séllos; “Incertezas Críticas”, de Daniel Augusto; e “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino”, de Fabrizia Pinto. Em Sociedade “Àkàrà, No Fogo da Intolerância”, de Claudia Chávez, foi o ganhador e as menções honrosas foram para “1968 – O Despertar”, de Don Kent; e “Favela É Moda”, de Emilio Domingos.

O júri técnico foi formado pelo psicanalista Christian Dunker, pelas historiadoras Mary Del Priore e Giovana Xavier, da psicanalista e crítica literária Fabiane Secches, da professora de cinema Consuelo Lins, do pesquisador Hernani Heffner, da crítica de dança Silvia Soter, do professor de história da arte Paulo Sergio Duarte, da gestora Adriana Rattes e dos jornalistas Eduardo Bueno, Mauro Ferreira, Miguel Conde, Luiz Carlos Merten, Lorena Calábria e Bernardo Araujo.

Até sexta, sempre às 21h30, o Curta! exibe as produções vencedoras de acordo com o eixo temático do dia. No sábado (18), às 10h, e no domingo (19), às 16h30, uma maratona trará as cinco produções premiadas em sequência. Apenas durante esta semana, a programação do canal poderá ser assistida na íntegra – incluindo as produções vencedoras – através do site CanalCurta.tv.br, que estará com sinal aberto.

Artigos relacionados

Novidades