domingo, novembro 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesGoogle e Youtube anunciam fundo global para checagem de fatos

Google e Youtube anunciam fundo global para checagem de fatos

Iniciativa apoiará mais de 130 organizações de 65 países para combater a desinformação

Google e YouTube anunciam hoje a criação de um Fundo Global de Checagem de Fatos por meio de uma doação de U$S 13,2 milhões à Rede Internacional de Checagem de Fatos (International Fact-Checking Network), da Poynter Institute. O fundo vai dar apoio a uma rede de 135 organizações, distribuídas em 65 países, que verificam informações em mais de 80 idiomas.

Trata-se da maior doação individual do Google e do YouTube para o trabalho de combate à desinformação, esforço que se soma às iniciativas e programas já existentes com o mesmo propósito de ambas as empresas por meio da Google News Initiative.

Ajudar as pessoas a identificar informações falsas é um desafio mundial. O Fundo Global de Checagem de Fatos vai apoiar organizações que fazem esse trabalho, para que possam ganhar escala ou lançar novas iniciativas que dão destaque a conteúdos confiáveis, de fontes fidedignas, reduzindo assim os danos causados pelas famosas “fake news” em todo o planeta.

Organizações de checagem de fatos poderão usar os recursos para incorporar novas tecnologias, criar ou ampliar sua presença digital, otimizar ferramentas de verificação e aumentar a capacidade de atrair mais leitores, graças a formatos inovadores como áudio, vídeo e podcasts. O fundo será inaugurado no início de 2023.

A partir do ano que vem, o YouTube vai realizar uma série de treinamentos para organizações de checagem de fatos interessadas em saber mais sobre a plataforma e sobre melhores práticas para estratégias e engajamento com conteúdo em vídeo.

Apoio às pessoas na verificação de informações

Tanto o Google quanto o YouTube têm o objetivo de conectar usuários a informação de qualidade, e ajudá-los a entender e avaliar o que veem. Os recursos de checagem de fatos na Busca, no Google Notícias e no YouTube são uma forma simples de encontrar informações de organizações independentes, que fazem essa verificação. Também é possível encontrar recursos adicionais de checagem de fatos e mais contexto sobre notícias em vários lugares nas plataformas das empresas, tais como:

Checagem de fatos por organizações independentes, que aparecem nos resultados da Busca, no Google Notícias e em Imagens – onde dão destaque a artigos importantes, que tenham sido verificados, para garantir que as pessoas conheçam todo o contexto da informação quando fizerem pesquisas.

Os painéis de checagem de fatos no YouTube estão no alto dos resultados da pesquisa, no caso de buscas sobre alguma informação específica, trazendo ainda mais contexto ao público. Os painéis estão disponíveis em seis países, e a plataforma pretende lançar esse recurso em outros mercados.

A seção checagem de fatos, na versão desktop do Google Notícias, mostra destaques e, a partir de agora, vai permitir conferir a informação original ao lado da verificação de fatos conduzida por organizações independentes.

O Fact Check Explorer que pesquisa informações de 150 mil verificações de fatos, feitas por fontes confiáveis.

Depois de acontecimentos importantes, o painel Últimas Notícias pode aparecer nos resultados de pesquisas no YouTube, quando o tema da busca estiver relacionado ao assunto. Esse painel mostra reportagens recentes, de fontes jornalísticas que respeitam as políticas de conteúdo do Google Notícias.

O recurso Sobre este resultado é mais uma forma de ajudar as pessoas a visualizar contexto sobre informações na Busca, antes mesmo de acessar o link do site. Basta clicar nos três pontinhos ao lado do resultado.

Se a informação que você procura ainda não estiver amplamente disponível, a Busca mostra automaticamente um aviso na página de resultados, alertando que pode levar algum tempo até que uma ampla gama de fontes publique textos sobre aquele assunto.

Por meio da Google News Initiative, o Google continua fazendo parcerias com organizações que trabalham com educação midiática e, desde 2018, já investiu quase 75 milhões de dólares em projetos e parcerias, num trabalho para reforçar o combate à desinformação em todo o mundo.

Mais informações em “Como Google e YouTube estão investindo na checagem de fatos”, no blog do Google Brasil.

Artigos relacionados

Novidades