terça-feira, novembro 5, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantes Teste de Audiência estimula cinéfilos palpiteiros no Caixa Belas Artes

Teste de Audiência estimula cinéfilos palpiteiros no Caixa Belas Artes

Cinéfilos palpiteiros ganham agora o programa dos sonhos em São Paulo. Toda primeira terça-feira do mês, às 20h, no Caixa Belas Artes, uma sessão do Teste de Audiência será realizada, com ingressos a R$ 2,00. A atividade existe há nove anos em Brasília e já foi também realizada em Curitiba.

O primeiro longa-metragem a ser testado é o documentário “A Noite Escura da Alma”, dirigido pelo cineasta baiano Henrique Dantas. Sem utilizar imagens de arquivo da época, o filme revela por meio de depoimentos e performances de atores, um recorte da ditadura civil e militar do estado da Bahia. “A Noite Escura da Alma” conta com depoimentos de Juca Ferreira, Lúcia Murat, Emiliano José, Theodomiro dos Santos, Carlos Sarno, Haroldo Lima e Solange Lima.

Mais de 80 longas-metragens nacionais já passaram pelo Teste de Audiência antes de estrearem nas salas de cinema. “É prática entre produtores e diretores realizarem sessões entre amigos e conhecidos, buscando sentir como podem reagir à produção. No Teste de Audiência buscamos dar ao diretor feedbacks mais reais, já que a plateia é formada, em sua grande maioria, por pessoas desconhecidas. As perguntas do nosso questionário seguem metodologia científica. A ideia é que o filme possa evoluir antes do corte final”, explica Renato Barbieri que ao lado de Marcio Curi seleciona os filmes que serão testados ao longo do ano. A metodologia dos questionários é assinada pelos pesquisadores Michelle Stephanou e Eladio Oduber.

Para Marcio Curi, “Em mercados com indústria cinematográfica mais desenvolvida os filmes de longa-metragem sempre são lançados passando antes por testes de audiência. O objetivo é dar ao diretor a oportunidade dele perceber se suas intenções cinematográficas e dramáticas estão de fato se realizando”, ressalta.

Entre os filmes que já participaram da experiência Teste de Audiência estão “Cidade dos Homens”, de Paulo Morelli, “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert, “Tropicália”, de Marcelo Machado, “Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca, entre outros.

Em São Paulo, serão testados 10 longas-metragens em 2015. As sessões são patrocinadas pela Caixa Econômica Federal.

Diretores interessados em ter acesso gratuito à atividade podem inscrever o longa em formato aberto para o e-mail da curadoria do Teste de Audiência: Marcio Curi – mccuri@gmail.com e Renato Barbieri – renato@gayafilmes.com. O projeto aceita inscrições de longa-metragem em todos os gêneros cinematográficos, como documentário, ficção e animação.

Para a participação no programa é fundamental que o diretor tenha disponibilidade para acompanhar a sessão e debater com o público após a exibição do filme. “O objetivo do projeto é o aprimoramento das obras por meio da projeção seguida do diálogo sincero entre o cineasta e o público”, diz Barbieri.  A atividade conta com o patrocínio da Caixa Cultural e para participar o custo é zero para produtores e cineastas.

Serviço:
Teste de Audiência: 

Documentário: A Noite Escura da Alma
Presença do diretor Henrique Dantas.
Data: Terça-feira (03.03)
Horário: às 20h
Local: Cinema Caixa Belas Artes – Sala Aleijadinho
Número de lugares: 144
Ingresso: R$ 2,00
Classificação etária: 14 anos

Artigos relacionados

Novidades