Campanha “Respeito Na Medida” estimula o debate e a reflexão sobre nomes de doces tradicionais, como nega maluca ou espera marido, que ofendem as mulheres.
Maria mole, espera marido, teta de nega, bolo nega maluca. Quem nunca se deparou com esses doces tradicionais, que lembram a infância dos brasileiros? Pois a nova campanha do Açúcar Guarani, marca de varejo da Tereos no Brasil, chama a atenção para esses nomes, que têm um viés preconceituoso, e promove um debate sobre eles, convidando os consumidores para contribuírem com novas sugestões para rebatizar as receitas.
Com o mote “Respeito Na Medida”, a campanha busca trazer visibilidade para o tema e disponibiliza uma votação online para que as receitas sejam rebatizadas, ganhando novas identidades. O filme da nova campanha já traz algumas sugestões dadas por crianças, que reagem aos nomes dos doces e estranham as denominações. O vídeo mostra um experimento feito com crianças e adultos, em que, a partir das percepções das crianças em relação aos doces, os nomes das receitas são questionados.
“A partir da perspectiva infantil apresentada no filme, trazemos a reflexão sobre como estamos condicionados a reproduzir pensamentos e comportamentos sem muita atenção ou tom crítico.
Com a campanha, nossa ideia é fazer as pessoas refletirem sobre esses nomes de receitas que parecem tradicionais e inofensivos, mas que acabam ofendendo as mulheres”, diz Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
Além do apoio popular para rebatizar os nomes dos doces via votação no site, a campanha também vai realizar um trabalho para conscientizar padarias a alterarem voluntariamente a denominação de suas receitas e exibir os materiais informativos sobre a iniciativas em seus pontos de venda.
A campanha vai, ainda, reverter cada voto recebido no site em uma doação de R$ 1,00 direcionado para a ONG Mãos de Maria. O projeto, que cresceu dentro da comunidade de Paraisópolis e já atendeu a mais de 4 mil mulheres, hoje é um negócio de impacto social no ramo alimentício e traz um espaço de fala para a população feminina em situação de vulnerabilidade social, promovendo autonomia econômica e capacitação profissional.
Para ajudar a rebatizar as receitas e sugerir novos nomes, basta acessar o site guaranimaisqueacucar.com.br/respeitonamedida.
Ficha Técnica
Campanha Anunciante: Açúcar Guarani
Título: Respeito Na Medida
VPs de Criação: Nilton Pires e Ricardo Tokoi
Diretor de Criação: Estevão Franchini
Diretor de Content: André Soler
Criação: Estevão Franchini, Alan Ramires, Matheus Henrique, Gabriela Contreras, Flávia Letícia e Yan Cita
Produtora de vídeo: Digital Produtora
Produtor executivo: Wilker Cação
Direção: Giovanna De Guzzi
Fotografia: Sendi Moraes e Carla Soares
Produtora de áudio: Na Pilha
Trilha / Locutor: Leonardo Fontoura
Montador / Editor: Diego Vidal
Finalizadora: Diego Vidal
Atendimento: Letícia Reynaldes Dias e Lucas Lopes
Diretor de planejamento: Alexandre Ribeiro
Mídia: Isabela Martinez e Rafael Matheus
Aprovação: Augusto Almeida e Gustavo Segantini