terça-feira, abril 30, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraBaioque Conteúdo produz vídeos de divulgação do Guia Alimentar

Baioque Conteúdo produz vídeos de divulgação do Guia Alimentar

Com produção da Baioque Conteúdo, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) lançou, nas suas redes sociais e em webinar, conteúdos em vídeo para difundir o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira entre profissionais da saúde.

O Guia foi publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, e é o documento oficial de orientações para uma alimentação adequada e saudável no Brasil. Para que as diretrizes do Guia fossem mais facilmente aplicadas em consultas individuais da Atenção Primária à Saúde (a porta de entrada do SUS), pesquisadoras do Nupens lançaram, em 2021, os Protocolos de uso do Guia Alimentar: uma coleção de fascículos que dão aos profissionais da saúde um passo a passo de como orientar pacientes para uma boa alimentação.

Apesar da alimentação ser um tema de domínio de nutricionistas, a ideia é que os protocolos também sejam usados por todos os profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros.

Segundo Patrícia Jaime, pesquisadora do Nupens que coordenou a elaboração dos protocolos, o objetivo do Núcleo é investir no audiovisual para atingir o público-alvo de maneira mais dinâmica, motivando os profissionais a seguir os protocolos em seu trabalho cotidiano. “Os vídeos explicam o funcionamento dos protocolos de forma leve e direta, e estimulam os profissionais da saúde a acessar os documentos e usar suas informações nas consultas”, diz a cientista. “No fim das contas, a ideia é que essa divulgação beneficie toda a população brasileira, que terá acesso cada vez mais facilitado às orientações do Guia Alimentar”, afirma Claudia Tramontt, que também participou do processo.

Para a Baioque Conteúdo, lançar mão de uma série de vídeos foi a estratégia ideal para condensar todo o conteúdo dos protocolos de forma simples e instigante. “O audiovisual é sempre bem-vindo quando há a necessidade de transmitir uma informação que, de outra forma, pode parecer complexa. Nesse caso, compreendemos que os profissionais da saúde estão frequentemente sobrecarregados e pode haver resistência para adotar novas práticas ao seu dia a dia. A ideia é cativar o público com uma linguagem acolhedora, de fácil entendimento, em conteúdos bem curtos, mas repletos de informação e mensagens de estímulo”, ressalta Newman Costa, Diretor de Audiovisual da Baioque Conteúdo.

Os vídeos estão disponíveis no perfil @NupensUsp no Instagram e Facebook e no canal do núcleo no YouTube. A playlist completa pode ser acessada aqui. Além da divulgação em redes sociais, o Nupens irá usar os conteúdos em capacitações presenciais, reunindo profissionais para conversar sobre suas dúvidas e dificuldades e exercitar o uso do Guia. Quem ganha é a saúde de toda a população.

Artigos relacionados

Novidades