Um cenário projetado em formato de arena, com 360 graus de aproveitamento, um quilômetro de luzes de LED que permitem mudar tudo apenas com a troca de cores, equipado com telas horizontais e verticais que transportam o mundo para a telinha da TV. Futurista e tecnológico, assim é o novo estúdio da RICtv Curitiba, que estreia nesta segunda-feira, dia 13, e será replicado a seguir nas outras três emissoras paranaenses do Grupo RIC, que cobrem todo o estado.
O novo ambiente para todos os programas produzidos pela RICtv é resultado de um trabalho de fôlego, que incluiu oito meses de pesquisa, projeto e realização, envolvendo uma centena de profissionais do próprio Grupo RIC. A pesquisa merece destaque: em todos os continentes, 62 emissoras de televisão foram analisadas, em busca de referências conceituais e tecnológicas. “Não queríamos uma cópia. A ideia era ser original e desde o início optamos por um conceito mais artístico e minimalista, que transmitisse a agilidade do nosso jornalismo. Vamos trabalhar mais a presença dos nossos apresentadores, com iluminação bem pontuada e telões menores para ter uma proporção mais harmoniosa e menos confusa para o telespectador”, explica Marcus Werneck, gerente Corporativo de Produção e Interfaces Multiplataforma do Grupo RIC.
O resultado é um cenário alinhado ao que há de mais moderno no mundo, além de refletir a identidade visual da programação da Rede Record, da qual a RICtv é a maior afiliada no país. A campanha de lançamento do novo cenário traz o slogan “Na sua casa e na nossa casa, sempre ao seu lado” e conta com um vídeo especialmente produzido para o intervalo do programa Domingo Espetacular. Ele aguça a curiosidade do público sobre a novidade, que começou a ser divulgada em teasers nas redes sociais nas últimas semanas.
Um cenário para muitas personalizações
O que o público terá a cada programa é uma experiência em 3D, garantida pela grande estrutura de iluminação feita com mil metros de luzes de LED. Elas garantem volumetria para gerar uma perspectiva de campo e “descolar” o apresentador do fundo do ambiente. O projeto gráfico trouxe linhas contínuas, que fazem referência à velocidade, agilidade e dinâmica da própria notícia.
A luz também tem papel prático na produção, por que permite alternar cenários, conforme o padrão estético criado para cada noticiário. Ou seja, a fácil alteração de cores, mescladas ou não, permite ter um cenário híbrido, com inúmeras possibilidades de personalização. Outro destaque é a presença de grandes telas, tanto horizontais quanto verticais. Isso permite que o repórter na rua interaja com o apresentador no estúdio em tamanho real, criando uma narrativa dinâmica e de impacto.
“Temos uma síntese do que existe de melhor atualmente em estúdio e cenário de televisão. E todo esse trabalho está absolutamente integrado ao plano de investimentos do Grupo RIC, cuja missão é ser a voz do paranaense. Acabamos de lançar nossa nova marca e posicionamento no mercado, como o maior grupo de comunicação multimídia do Paraná, capaz de gerar 190 milhões de impactos na audiência a cada mês. Para nós, o futuro já chegou e estamos chamando os paranaenses para virem junto conosco”, diz o presidente do grupo, Leonardo Petrelli.