segunda-feira, dezembro 23, 2024
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Diretoria da Escala foca em dados para a criação de estratégias digitais

Em 2019, a Escala criou uma nova posição em seu board: a diretoria para Desenvolvimento de Negócios Digitais. Mais do que um núcleo, a posição previa participação estratégica em  todas as contas, para acompanhamento da transformação digital dos clientes. Esse ano, um novo passo é dado nesse sentido, com a criação da diretoria Data Analytics, capitaneada pela jornalista Roberta Selister. A meta do setor é usar dados das campanhas na internet e nas redes sociais para otimizar processos, revertendo as informações em ações que possam aumentar a eficiência da área e o resultado para o cliente.A criação desses dois novos pilares formaliza a implantação de uma cultura data driven na agência, com sinergia entre o pensamento on e offline. As ações começam a ser pensadas logo que no fechamento do contrato com o cliente, para que se compreenda a fundo suas necessidades no quesito digital. Em seguida, a Criação vai planejando como serão desdobradas as ações no ON e no OFF, e o setor de Negócios Digitais cria uma estratégia que, entre outros fatores, determina  em quais canais de mídia se vai trabalhar. A missão de Roberta é acompanhar a performance, olhar os resultados e trazer insights para a campanha. Isso permite que os dados sejam usados na alteração das estratégias, se necessário.De acordo com Roberta, trabalhar com estratégia/análise de dados é importante na execução das campanhas porque torna possível estabelecer um objetivo específico e mensurável a partir de indicadores (KPIs) que permitem analisar o desempenho da campanha enquanto ela está ativa e fazer ajustes de rota para obter o máximo resultado.“Geramos insights em relação a melhor combinação de canais para performance, público-alvo mais propenso a converter, conteúdo dos criativos e acionáveis táticos para otimizações de mídia que são fundamentais para entender se nossa estratégia está sendo assertiva. A partir de uma estratégia de dados, tomamos decisões mais consistentes e conseguimos ter uma interação mais rica e construtiva entre as áreas da agência e também com o depto de marketing dos clientes”, resume.A especialista acrescenta que os dados ainda permitem identificar o comportamento do consumidor em relação à marca em cada etapa da jornada de compra: reconhecimento de marca, relacionamento e conversão. Assim, de acordo com a necessidade da empresa, cria-se um plano para impactar o cliente da forma mais adequada, em mídias on e offline.“A Escala conhece de consumidor e consegue, com a inteligência que têm, baseados em dados, em profissionais com expertises diferentes, entender onde está o cliente e apresentar um conceito que aproxime a marca do consumidor”, afirma Roberta.

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