O Cenp, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, divulga nesta segunda-feira (21) o painel Cenp-Meios 2021, com investimentos em mídia via agências totalizando R$ 19,7 bilhões. Os dados foram fornecidos por 298 agências de publicidade de todo o país, participantes do painel que, por sua metodologia, tem precisão total de informações.
Em 2020, os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências, e, em 2019, antes portanto da pandemia, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências. “Mesmo partindo de bases diferentes, é inegável que a publicidade brasileira mostrou a sua força mais uma vez”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp. “O investimento publicitário superou com folga os níveis pré-pandemia, com um crescimento expressivo – falamos de quase 40% – em 2021, mesmo levando em conta a inflação do período. Mesmo num cenário tão difícil, em meio a dificuldades e incertezas, a publicidade reafirmou ser a roda que faz a economia girar, aproximando consumidores e anunciantes, usando os bons serviços das agências e dos veículos de comunicação”, diz Lara.
Dudu Godoy, vice-presidente do Cenp, destaca a precisão e a capilaridade dos dados do Cenp: “o painel tem um grau de confiabilidade sem paralelo. Os dados de investimento saem direto dos sistemas das agências participantes, graças ao trabalho das empresas AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, IClips e Operand, provedoras de softwares de gestão”, diz ele. Temos a participação no painel de agências de todo o país, capitais e interior. É um extraordinário exemplo de onde pode chegar um segmento da economia quando abraça com entusiasmo a autorregulação”.
Regina Augusto, que acaba de assumir a direção executiva do Cenp, lembra que o painel segue a melhor tradição do Projeto Inter-Meios e do IAP, que reunia dados de investimento publicitário pelo governo federal e empresas públicas. “O Cenp-Meios põe em números a grandeza da atividade publicitária no Brasil”, diz ela. “É fascinante entender como chegamos a este painel e o que ele representa para a atividade. Sabemos que os valores apontados são altamente representativos do bolo publicitário, já que o Cenp-Meios conta com a participação das mais importantes agências do país”.
Salles Neto, coordenador do Comitê Técnico Cenp-Meios, CTCM, desde a sua criação, destaca a parceria das agências participantes do painel, que recebeu quase 80 adesões no ano passado. “Dados precisos e confiáveis são indispensáveis a uma indústria forte como é a publicitária”, diz ele. “As últimas inovações incorporadas ao Cenp-Meios, com a admissão de agências não certificadas e os rankings de agências, ampliaram ainda mais a riqueza das informações oferecidas ao mercado”.
Em abril, o Cenp-Meios vai divulgar o ranking das agências de publicidade, como já fez em 2020.