A Organon, farmacêutica global especializada em saúde feminina, vai promover a campanha “Sua saúde, já”, para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. A ação, criada pela agência D’lucca & Jota, traz frases com situações do dia a dia em que a saúde da mulher é sempre colocada em segundo plano, e, também, números impactantes que evidenciam a falta de autonomia corporal feminina. O conceito de que algumas crenças em relação à saúde dela precisam mudar acompanha todo o contexto da campanha.
A campanha será divulgada no mobiliário urbano da cidade de São Paulo e também no aeroporto de Brasília. A partir de 8 de março, os anúncios estarão distribuídos em estações de grande circulação do metrô de São Paulo, por meio de painéis LightBox, além de pontos de ônibus e relógios posicionados em importantes avenidas da capital paulista. No aeroporto de Brasília, as peças serão exibidas ao longo do mês de março, bem como no metrô da capital paulista. Já nos demais espaços, o projeto se estende até 14 de março.
A campanha também terá veiculação online, nas mídias sociais e na company page da Organon no LinkedIn, com repercussão nos canais de saúde feminina no Facebook e Instagram (@aquipelasaudedela).
Com layout limpo e moderno, as peças trazem imagens de mulheres empoderadas, dando uma tonalidade de seriedade, em resposta às crenças que são impostas à sua saúde. Os textos, construídos através da palavra ELA, causam o impacto da ação. Neles, há a reprodução de falas que a população feminina escuta diariamente, ou que já fazem parte de seu subconsciente, e ainda dados que nos fazem refletir sobre a saúde reprodutiva da mulher e a falta de informação sobre métodos contraceptivos. O apelo principal é destacar, de forma direta, a importância de trazer a atenção para a mulher e seus cuidados com a saúde.
Entre as peças, há frases e informações, como: “Não é dor, é frescura. Vai lavar roupa que passa. Assim, não dá!”; “7 em cada 10 adolescentes que engravidam, não planejaram”; “Estou sem dinheiro. Quando sobrar algum vou ao médico” e “Acesso restrito a contraceptivos durante a pandemia pode levar a 15 milhões de gravidezes não planejadas”.
A iniciativa é uma extensão da campanha global da Organon, que traz a saúde da mulher como tema principal. Em todos os 140 países em que a empresa está presente, a celebração do Dia das Mulheres será da mesma forma. Os funcionários, mesmo que sejam homens, vão ganhar uma folga para que as colaboradoras da empresa ou as parceiras, esposas ou outras mulheres de convivência do funcionário da Organon, tenham um dia livre para cuidarem da sua saúde. A iniciativa leva em consideração o fato de que a saúde da mulher ficou ainda mais prejudicada durante a pandemia.