Tirar a primeira habilitação é um processo marcante na vida dos jovens, especialmente pelos inúmeros exercícios e princípios de direção defensiva que o novo motorista deve memorizar. Pensando nisso, o Chevrolet Onix – modelo frequentemente escolhido como o primeiro carro dos novos condutores – criou um challenge no TikTok para ajudar nessa tarefa.
O #PassinhoDaAutoEscola é um filtro que mostra as principais medidas necessárias para garantir uma viagem segura – como ajustar o retrovisor ou colocar o cinto de segurança – e as transforma em movimentos de dança para serem repetidos pelos internautas.
A coreografia é baseada no automatismo, método de aprendizagem que ativa a memória muscular do corpo por repetição de exercícios. Desenvolvida com a ajuda de um coreógrafo e de um professor de autoescola, a dancinha possui os mesmos movimentos musculares de condutas de direção defensiva ensinadas nos treinamentos, como o exercício B.E.C (Banco-Espelho-Cinto), o que ajuda a lembrar dos procedimentos essenciais.
O filtro conta com uma legenda no formato de ícones que ensina a fazer a dancinha, ao som da música “Passinho do Volante: Ah, Lelek Lek Lek Lek”. Com a repetição dos movimentos, o corpo fica condicionado e ajuda o usuário a memorizar e reproduzir os principais procedimentos de segurança na hora da prova prática e também no trânsito.
“A Chevrolet está presente durante toda a jornada do motorista, desde a primeira habilitação, já que o Chevrolet Onix é o modelo preferido dos novos condutores. Por isso, entendemos que é nosso papel ajudar a conscientizar sobre direção segura e, ao mesmo tempo, oferecer um momento de diversão e entretenimento para nosso público”, explica Hermann Mahnke, diretor executivo de Marketing da GM América do Sul.
Assinada pela Commonwealth/McCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, a ação reforça o posicionamento da marca entre o público jovem, unindo tecnologia, aprendizado e diversão. A G3A Social ID foi a responsável por toda a criação e estratégia do coreógrafo de dança e dos short vídeos dos criadores do Tik Tok, ampliando a iniciativa. Entre eles, estão: Alisson (@alissonjordann), Bibi (@bibitatto), Escola de Direção (@instrutorpatrickmattos), Fael (@ofaelgomess), Gabriela (@gagirardi), Julia (@juliapuzzuoli), Matheus (@matheus_theodoro) e Ramana (@ramanaborba). Já o desenvolvimento da estratégia de target, audiências e mídia digital é da Isobar.
Link do vídeo: https://vm.tiktok.com/ZM876UbNH/
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet
Produto: ONIX
Nome da campanha: #PASSINHODAAUTOESCOLA
Time do Cliente: Hermann Mahnke, Federico Wassermann, Pamela Mourao
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
Direção de criação: Fernando Penteado e Eric Sulzer
Criação: Alexandre Santos, Lucas Dias e Edilene Santos
CSO: Renata Bokel
Planejamento: Eduardo Cabral, Tatiana Weiss, Pedro Hypolito
Conteúdo: Cirilo Dias, Larissa Araújo e Kimberly Dailher
Diretor de negócios: Danilo Ken
Atendimento: Joana Campanelli e Andressa Santos
VP de Mídia: Fabio UrbanasMídia: Guilherme Silva, Anita Barcellos
BI: Deny Watanabe, Felipe Borges, Thiago Tiuzzi, Fábio Oliveira.
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Projetos: Deborah Peixoto
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Produtora de tecnologia – Lightfarm Studios
Direção: Nelson Schmidt
Coordenação: Vivi Adade
Artistas AR: Beatrix Yuassa e Mex G M
Produção: Heloísa Novaes
Estratégia Digital Criativa – G3A SOCIAL ID:
Diretor de produção: Guilherme Andrade
Estratégia Digital de Campanha – Isobar:CEO: Ana Leão
CSO: Aloísio Pinto
Planejamento: Felipe Volpintesta, Luiz Menenzes e Isabella Campozano
Tecnologia e inovação: Eric Scapim
Negócios: Fernanda Marin, Ana Paula Thurler
Projetos: Natalia VianaMídia: Maria Rivas, Amandha Cardoso, Douglas Souza
BI: Vitor Moura, Pietro Acauã Novaes Errêa
Aprovação cliente: Hermann Mahnke, Bruno Campos, Francisco Batajelo, Francine Santos.