Companhia de dança da renomada coreógrafa participa pela primeira vez de uma ação publicitária, em filme com direção artística de Gringo Cardia; Campanha criada pela BETC Havas destaca oferta de Black Friday da operadora, com desconto em smartphones no TIM Black Família e 50GB de bônus de internet
Movimento, inovação e ousadia são os pilares do TIM Black, o plano pós-pago que não para de evoluir. E eles ficarão ainda mais evidentes na nova estratégia de comunicação da TIM para o segmento, que traz uma parceria inédita: a Companhia de Dança Deborah Colker estrela pela primeira vez uma ação publicitária. Criado pela BETC HAVAS, o projeto tem mídia 360º, incluindo filme para TV aberta e fechada com co-criação da própria Deborah e direção artística de Gringo Cardia. “A Deborah e seus dançarinos não têm medo de ousar nas coreografias, de trazer o novo ao público, liderando movimentos importantes no mundo das artes. Exatamente como a TIM, que está sempre a frente do mercado, com atitude protagonista. É o ‘match’ perfeito. Seguimos com foco na dança e na música na comunicação do TIM Black e, agora, com essa parceria inédita que nos orgulha muito”, comenta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM. Para a coreógrafa, com anos de estrada, a oportunidade de vivenciar a nova experiência no meio publicitário surpreendeu a todos da Companhia. “Consideramos o importante histórico da TIM em apoiar companhias de arte mundo afora e chegamos à conclusão de que ter recebido este convite também representa o quanto evoluímos no país, a ponto de atrair a atenção de uma empresa desse porte. Certamente eu me senti muito honrada e bastante estimulada para executar o trabalho”, conta Deborah. A campanha é um ponto de virada na comunicação do TIM Black, a primeira desde o seu lançamento para o segmento pós-pago de telefonia, em 2017. O filme para TV traz a dança contemporânea para ilustrar o constante movimento do plano, que está sempre em evolução, entregando novos conteúdos e benefícios para os clientes. Usuários do TIM Black Família podem escolher a assinatura do streaming de vídeo que querem incluir em sua oferta, optando por Netflix, HBO Max ou YouTube Premium. As novidades são descontos nos mais desejados smartphones do mercado para a Black Friday e 50GB de bônus de internet. A direção de arte da campanha é de Gringo Cardia, referência mundial em cenografia e parceiro da Companhia de Dança Deborah Colker desde a sua criação, há 27 anos. A direção artística é assinada pela própria Deborah e a direção executiva do filme por João Elias Alvares da Silva, que também acompanha a companhia de dança desde sua fundação. No filme, diversos dançarinos se movimentam em uma parede de escalada, coreografia ícone do grupo, lançada por Deborah Colker na década de 90, no espetáculo Velox. Com roupas azuis, os bailarinos se deslocam em um grande cubo iluminado enquanto a locução destaca: “O TIM Black é um plano que não para de evoluir. Você tem a liberdade de escolher a assinatura inclusa no seu plano”. Em seguida, as ofertas de Black Friday são anunciadas e a produção se encerra com um convite: “Traga seu número e viva essa experiência”. O VP de Criação da BETC HAVAS, Alexandre Vilela (Xã), destaca o desafio de evoluir a linguagem de uma comunicação tão bem-sucedida e sólida como a do TIM Black sem perder a conexão com o universo já existente: “É aí que entra a Deborah Colker, com essa riqueza estética, movimento, dança e frescor. Para nós, é muito interessante enxergar o trabalho dela sob outro ângulo, já que estamos acostumados a assistir aos seus espetáculos à distância, na posição de espectadores. Agora, a câmera passeia entre os bailarinos, coreografias e cenografia. E tudo isso é muito rico visualmente porque nos transporta para dentro do filme, para dentro da mensagem”. Além do filme para TV, a estratégia de comunicação conta com mídia digital e impressa, spots de rádio e mídia OOH.Ficha técnica Agência: BETC Havas Cliente: TIM Produto: TIM Black CEO e CCO: Erh Ray CBO: Marcos Lacerda VP de Criação: Alexandre Vilela (Xã) Diretor de Criação: Alexandre Vilela (Xã), Alexandre Fernandes, Sabrina Villar, Ana Novis Criação: Luciana Saldanha, Alexandre Faria, Marcelo de Holanda, Rodrigo Melo, Ivan Simas Producers: Anna Ferraz, Juliana Arantes, Caroline Reis, Bibiana Ferraz e Vini Gonçalves Marcas & Negócios: Marcelo Murras, Bianca Barata, Fabíula Trindade, Juliany Pires, Marina Oliveira Aprovação do Cliente: Ana Paula Castello Branco, André Machado Borges, Maria Clara Freitas de Figueiredo, Matheus Serdeira e Mariana Mendes Diretora e Criadora da Companhia de Dança Deborah Colker: Deborah Colker Produção: Hungry Man
Direção: JC Feyer
Managing Partner: Alex Mehedff
Executive Creative Producer: Fabio Pinheiro Assistentes criativos: Camila Rocha, Leandro Côrte e Vitória Zamfolini Business Affairs Manager: Ana Paula Barros e Matheus Rosa Line Producer: Bea Couto e Rodrigo Castello AD: Filipe Francisquini Diretor de Fotografia: Fernando Bertoluci Diretor de Arte: Gringo Cardia Head of Production: Maran Poian In-house Production Coordinator: Gabriel Sidorenko e Rafaela Pellegrini Diretora de Produção: Luna ManciniHead of Post Production: Rodrigo Oliveira Post Production Team: JP Oliveira
Montador: Beto Araújo e Ivan Kanter
Finalizador: Murillo Moura e Daniel Amaro
Pós-produtora: Nash
Color Grading: Psycho N’Look
Produtora de Som: Evil Twin Music Direção e Produção Musical: André Namur, André Cury, André Faria e Murilo Faria Atendimento / Coordenação de produção: Rafaela Oliveira, Thais Becker, Juliana Tangary Finalização: Rafael Vieira, Gustavo Boselli, André d’Ávila e Paulo Ribeiro