Depois de anunciar sua chegada ao Brasil com status de unicórnio na semana passada, a WorkTech francesa Swile lança sua primeira campanha publicitária no mercado brasileiro. Os filmes, estrelados pela humorista Evelyn Castro, revelam, de forma lúdica, o desejo da companhia de transformar os benefícios corporativos em soluções mais simples e inovadoras tanto para RHs quanto para colaboradores. Fazendo um trocadilho com a palavra benefício, a campanha propõe a criação de um novo termo para representar essa solução inovadora: benefácil.
“A proposta da Swile é trazer uma melhor experiência para o universo do trabalho, leve e com mais sorrisos. Não poderíamos deixar de fazer rir nesta campanha sobre um assunto importante e que faz parte da vida de milhões de brasileiros, que são os benefícios corporativos. Com uma narrativa irreverente e inovadora, focada no público de RH, mostramos que os benefícios como conhecemos não fazem sentido em um mundo pautado pela tecnologia e uma sociedade que tanto valoriza flexibilidade e diversidade. Nós chegamos ao Brasil para mostrar que acreditamos na transformação da experiência no trabalho e vamos fazer de tudo para torná-la possível”, explica Heloísa Bomtempo, brand manager da Swile Brasil.
Idealizada pela agência Mestiça, a campanha tem duas camadas que se complementam. O storytelling principal retrata a saga da personagem interpretada por Evelyn Castro para mudar o termo de benefício para benefácil. Depois de constatar que a palavra remete à difícil, ela busca as mais diversas instâncias, dos tradicionais dicionários à Academia de Letras, e pede até a ajuda para um dos professores mais respeitados do Brasil, Sergio Nogueira, o que é o pano de fundo para o debate mais profundo: uma mudança prática nos benefícios.
No segundo momento, a atriz interpreta as personagens benefício e benefácil, que têm personalidades antagônicas e, por isso, colocam o público a questionar. As cutucadas entre elas provocam a reflexão desejada ao mesmo tempo que levam o espectador aos risos.
“O humor é uma característica muito forte da Swile e estabelece um contraponto ao sisudo mundo do trabalho, como as duas personagens. E a escolha da Evelyn Castro para protagonizá-las se mostrou muito acertada, porque ela é uma máquina de sacadas inteligentes. Além disso, a figura que melhor representa a marca é uma mulher e, com seu talento, a atriz consegue gerar uma conexão imediata com as pessoas, o que é precioso”, explica Paulo Sanna, criativo da Mestiça que idealizou a campanha.
“Queríamos uma ação de impacto que incentivasse as pessoas não só a falar da campanha, mas também participar dela, escolhendo um dos lados. Mas com leveza e bom-humor, que são características da marca e são um contraponto ao sisudo mundo corporativo. A escolha da Evelyn Castro para protagonizar a campanha foi baseada nessa premissa, mas também na capacidade que ela tem de gerar uma conexão imediata com as pessoas. É fácil a gente se enxergar nas situações que ela vive na campanha”, explica Paulo Sanna, criativo da Mestiça que liderou a criação da campanha”
Produzida para o digital, a campanha será veiculada em pílulas que irão ao ar nas redes sociais, no YouTube e na Midia Exterior. Mas ela não termina por aí. A Swile também aposta em parceria com influenciadores para ampliar o alcance das mensagens e dar continuidade ao debate de forma inteligente e com uma sagacidade sempre afiada.
Ficha técnica
Agência: Mestiça
Direção de Criação: Paulo Sanna
Direção de arte: Guilherme Pettine
Redação: Andressa Carnevale
Motion design: Kenji Watanabe e João Manfrinato
Produção áudio visual: Andressa Zeni
Atendimento: Pamella Sousa
Planejamento: Denis Filippini, Patrícia Marco e Leandro Correa
Mídia: Elaine Vieira e Cintia Silveira
Produtora de vídeo e foto: B12 Filmes
Direção: Daniel Nascimento
Assistente de direção: Isadora Levy
Produção Executiva: Bel Aragão e Rafael Bedoni
Foto still: André Velozo
Produtora de Áudio: Boogieman Áudio
Produção Musical: Dimi Kireeff, Francisco Gregori
Produção Executiva: Elisangela Queiroz