domingo, novembro 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesProjeto social 'Ponto da Moda' se destaca além da ‘sala de aula’

Projeto social ‘Ponto da Moda’ se destaca além da ‘sala de aula’

Desde 2019, quando um laboratório completo dedicado à moda foi instalado nas dependências da Praça Victor Civita, o projeto ‘Ponto da Moda’ mantém um espaço alternativo de formação na área. Em 2021, já com instalações alocadas em um novo espaço, este localizado na Vila Romana, e com um sistema de aulas semipresenciais, a iniciativa consolida-se com destaques para além da ‘sala de aula’: alguns de seus alunos tiveram projetos premiados no tradicional ‘Fashion Noivas’, evento realizado por alunos da Faculdade Santa Marcelina que chegou à sua 33ª edição em 2021.

Alcançar este patamar é resultado da união de forças entre alunos e profissionais dedicados e a ação conjunta da produtora Quest/Zeppelin, da Faculdade Santa Marcelina e da Pernambucanas, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que desde o princípio se concentraram em criar um verdadeiro centro de capacitação profissional em design de moda. Neste ambiente também prevaleceu o relacionamento entre professores e aprendizes, como destaca a educadora Grazi Cavalcanti: “O projeto, organicamente, proporcionou total independência para que os alunos se expressassem de modo criativo a partir das metodologias aplicadas previamente em sala de aula”.

A participação de alunos do Ponto da Moda no ‘Fashion Noivas’ 2021 ficou marcada, para além de todo enriquecimento gerado pelas experiências adquiridas por cada um dos alunos, por bons resultados competitivos: Daniel Romano angariou uma segunda colocação na categoria “Fashion Film e Melhor Performance”, enquanto o trio formado por Rosane Oliveira, Kathleen Sthefanie e Wedelen Floriano conseguiu a mesma posição na categoria “Melhor Noiva E Melhor Beleza”. Vale destacar que o evento, historicamente, dá foco à desconstrução da imagem da noiva tradicional e às discussões em torno da ideia do casamento, além de propor o desenvolvimento criativo em várias áreas. Esta edição destacou, em especial, a temática “brasilidade”.

Uma das principais virtudes do projeto ‘Ponto da Moda’ é promover, em longo prazo, a diversidade de linguagens no setor. Rosane Oliveira, uma das integrantes do trio 2º colocado na categoria “Melhor Noiva E Melhor Beleza” no Fashion Noivas 2021, demonstra esse fator ao comentar sobre suas origens: “Desde a adolescência eu sempre acompanhei revistas de moda e estilo, mas até então não tinha condições de adquirir as peças mostradas em suas páginas. Ao final do ensino médio mantive o desejo de me envolver com a cadeia produtiva da área, mas pagar a faculdade era inviável”.

Moradora do bairro Pedreira, localizado na periferia da zona sul, Rosane, de 26 anos, identificou no projeto a chance de obter conhecimentos técnicos do setor, assim como uma oportunidade de colocar suas ideias em prática de forma profissional.  Especificamente sobre o Fashion Noivas, ela destaca que a premiação significou para ela e seus companheiros algo que transcende o status. “Nos mostra que é possível. Por muitas vezes, nós, da periferia, enxergamos estas conquistas como algo muito distante, mesmo tendo consciência de nossa capacidade. Essa premiação nos dá esperança e perspectivas para um futuro na área que amamos”. Seu companheiro de equipe, Wedelen Floriano, 22, também compartilha deste ponto de vista. Ele afirma: “Via pouca perspectiva para mim no mundo da moda, era algo que sentia muito de longe. Jamais me imaginei naquele espaço que ocupamos no Fashion Noivas”.

O ‘Ponto na Moda’ certificará seus primeiros formandos ao final do mês de junho. De acordo com a professora Adriana Bernardino, um dos principais diferenciais do projeto é “a oferta de diversas disciplinas, o que faz do curso algo que transcende a expectativa inicial de muitos que ingressam nas aulas”. Adriana ainda destaca a troca proporcionada pela ambientação do curso, o que faz dele um espaço para aprendizado em via dupla por meio da interação entre diferentes realidades sociais e culturais, o que pode render bons frutos para todos os segmentos do setor em um futuro próximo. Para esta primeira turma foram oferecidas 80 vagas, 144 horas de aulas – entre momentos presenciais e via vídeo online, além de certificado da Faculdade Santa Marcelina.

Artigos relacionados

Novidades