quinta-feira, novembro 28, 2024
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Portal Virgula apresenta novo posicionamento

No ar há 14 anos, o Virgula, portal de cultura pop, surge para o público este mês completamente reformulado e reposicionado. Ao mergulhar em sua essência, que é a de falar para a geração que vai do mainstream ao indie, o Virgula criou o conceito MAINSTRINDIE para definir seu novo posicionamento e projeto editorial.

A mudança vem sendo articulada há um ano, num projeto em que todo o conteúdo, arquitetura de informação, tecnologia, design e estratégia social foram repensados por uma equipe de mais de 20 especialistas, liderados pelas jornalistas Claudia Assef, Diretora de Conteúdo, e Silvia Ruiz, Diretora de Projetos Especiais do portal. “Tivemos um desafio enorme que é reposicionar um portal que tem uma audiência massiva como o Virgula, sem perder a curva de crescimento que ele vem tendo nos últimos anos”, diz Silvia.  Em outubro, o site ultrapassou os 90 milhões de pageviews e 8 milhões de visitantes únicos (Omniture).

Mainstrindie traduz a alma do Virgula. Falamos com uma geração que é ‘tudo junto ao mesmo tempo’, que gosta de MCGuimê, mas também escuta Radiohead e vai feliz a uma roda de samba, que vai do mainstream ao indie, sem preconceito. Assim como essa geração, o Virgula é mainstrindie. Falamos de tudo, mas com o nosso olhar”, explica Luiz Calainho, sócio e fundador do portal.

O ponto de partida do projeto foi a área de produção de conteúdo, que foi totalmente repaginada e passou a adotar um pensamento de distribuição social. A equipe da redação teve workshops e treinamento em social media para incorporar esse novo jeito de fazer jornalismo. “O jornalista tradicional escreve uma reportagem, publica, e se esquece dela. Esse modo de atuar não tem mais espaço no cenário digital. A promoção e distribuição social do conteúdo tem que estar integrada ao trabalho diário de cada editoria. Hoje isso faz parte da rotina dos nossos jornalistas”, diz Claudia Assef.

Todo o processo de reposicionamento manteve as caraterísticas originais do Virgula, que são o bom humor, a ousadia e um olhar divertido sobre assuntos que vão de música a moda, de lifestyle a esportes, de cultura a sexo. O projeto teve investimento de R$ 3,2 milhões, montante que envolve aporte em tecnologia, SEO, plano estratégico para redes sociais e campanha on e off-line (ambos desenvolvidos pela Remix Social Ideas), eventos e outras ativações que tornarão tangíveis o novo posicionamento para o mercado e público final.

Com mais de 40 milhões de brasileiros usando a internet por dispositivos móveis, um dos principais destaques do projeto do novo Virgula é a versão mobile, criada com uma tecnologia e usabilidade mais modernas. Mais fácil de ler, mais visual, com mais opções de compartilhamento, performance e estabilidade, permitindo a quem curte o Virgula ficar 24 horas por dia conectado a ele. Todo o projeto foi concebido pela equipe do Virgula e desenvolvido pela ELAV, empresa de tecnologia especializada em projetos de comunicação.

O novo posicionamento do Virgula conta com uma parceria com a agência Remix Social Ideas, que criou uma campanha para público final e trade publicitário. As peças reforçam o conceito “Mainstrindie”, com imagens que transmitem o comportamento da geração que acompanha o site. A campanha terá início na segunda quinzena de novembro, com duração de três meses. Já o novo layout do portal e a nova marca foram criadas pelo designer Sergio Stefano. 

Legenda da foto: Luiz Calainho, Silvia Ruiz e Claudia Assef
Crédito: Rafael Jacinto/ João Kehl/Divulgação

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