A primeira edição de 2020 do VANPro – Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda – teve como objetivo o mapeamento dos impactos da crise causada pela pandemia do coronavírus nas agências, suas respostas empresariais e perspectivas de futuro e aprendizados dos empresários com uma situação extrema e inesperada.
Nesta edição foram obtidas 344 respostas de empresas de 20 estados e Distrito Federal, resultando na participação de todas as regiões do país, sendo 41% da região Sudeste, 26% do Nordeste, 18% do Centro-Oeste, 10% do Sul e 5% do Norte.
A grande maioria dos respondentes foi composta por agências full-service (95,9%) e 4,1% dos participantes foram agências 100% digitais.
A maior parte das empresas tem mais de 15 anos de funcionamento (58,7%). Aproximadamente um terço delas (32,3%) tem entre 5 e 15 anos e 9% tem menos de cinco anos.
Destas empresas, um terço tem receita anual de até R$ 1 milhão e parte similar (29,5%) tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões. Pouco mais de um terço delas (37,1%) tem receita anual acima de R$ 3 milhões, sendo 10,5% com receita superior a R$ 10 milhões.
Sobre o tamanho das equipes (independentemente do formato de contratação e já considerando os sócios), quase um terço das empresas (31,4%) tem até 10 pessoas, 31,1% entre 11 e 20, parte similar (29,7%) tem entre 21 e 60 pessoas e 7,8% com mais de 61.
Das empresas que responderam a pesquisa, 94% estão vinculadas a alguma entidade setorial ou associação empresarial, tendo o Sinapro (88%) e o CENP (70%) como principais escolhas.
Confira o estudo completo aqui: VANPRO-2020_01