A Webedia, multinacional digital francesa, é um dos primeiros parceiros escolhidos pelo Google para implementar o uso da Web Stories em sua produção de conteúdo editorial. O novo formato de conteúdo web, lançado globalmente essa semana, estará acessível num carrossel exclusivo no Google Discover assim como no sistema de buscas Google Search. A Webedia recebeu em fevereiro o convite da gigante global para iniciar a parceria.
Desde abril, pouco após o início da quarentena imposta pela Covid-19, iniciamos o treinamento da equipe e já produzimos mais de 2000 stories para os sites do grupo: AdoroCinema, IGN, Versus, TudoGostoso, PurePeople, Hypeness, Purebreak e Minha Vida. Eduardo Grandelle, diretor da Webedia Trends e responsável pelo projeto internamente, afirma que esses conteúdos já estarão visíveis para todos a partir de 6 outubro.
“A parceria e o suporte constante oferecidos pelo Google foram cruciais para que nossos criadores conseguissem chegar ao volume produzido atualmente”, afirma Grandelle. “É notável a contribuição tecnológica do Google para a melhoria geral da qualidade do conteúdo produzido para a web”, complementa.
A produção dos Web Stories envolve vários times da empresa, desde áreas internas de cada site, equipe de design e produção, tecnologia e times transversais de SEO e Social. “Isso tem sido ótimo pois o conhecimento fica compartilhado. A curva de aprendizado da nossa equipe para a produção do novo formato foi curta. Estamos todos muito motivados com o lançamento”, afirma o executivo.
“Levar as Web Stories para o Discover é uma das diversas formas nas quais o Google vem trabalhando com o objetivo de conectar o usuário a conteúdo de qualidade de modos inovadores e, ao mesmo tempo, dar ainda mais visibilidade e tráfego para publicações. Queremos impulsionar o ecossistema das Web Stories dando um lar para todas as histórias que já estão sendo contadas – e também para as Stories que ainda estão por vir.” – Alex Bunning, gerente de parcerias de produtos.