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waffle lança canal digital de TV

waffle, um dos principais grupos de mídia voltados para futuras gerações, está ampliando sua atuação com o lançamento da nova webTV, que chega em 3 de fevereiro com uma programação focada em curadoria de conteúdo e entretenimento, buscando se tornar a melhor companhia para o público brasileiro.

Hospedada no YouTube, a waffle TV iniciará o projeto a partir do programa “Estamos em outra”, que será exibido ao vivo das 10h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira. A atração conta com a presença dos influenciadores Julinha Gomes, Fernanda Concon, Lu Nunes, Ricardo Sarkis e Murilo Tronco.

Em um estúdio de mais de 300 metros quadrados de frente para a Av. Faria Lima, localizado no mesmo prédio do Instituto Tomie Ohtake – um dos mais icônicos de São Paulo –, o projeto contará ainda com um espaço interativo para o público poder participar, literalmente, da construção dessa nova TV.

O plano é de que ao longo do tempo a grade de programação seja expandida progressivamente com novos conteúdos, garantindo que a audiência possua um canal de conexão 24/7.

Segundo Hernane Jr., fundador e CEO da waffle, a curadoria e a interatividade serão os dois pilares do projeto audiovisual, justamente porque a ideia é se tornar o canal favorito das futuras gerações. “As novas audiências não assistem mais aos canais tradicionais ou a cabo, mas passam cada vez mais tempo consumindo conteúdos no YouTube e TikTok. Não é à toa que vemos um aumento nas vendas das Smart TVs ano a ano e fenômenos exponenciais como a Cazé TV. Por outro lado, há uma carência de curadores diante desse excesso de informações, então vamos usar toda a expertise do nosso time nesse aspecto para adaptar formatos clássicos da televisão brasileira para essa nova geração”, destaca.

Segundo o executivo, o objetivo é se tornar cada vez mais presente na rotina do público. “A waffle TV será isso: uma companhia para todas as horas, que começa com pequenos programas, mas que vai expandindo a grade até que estejamos juntos em qualquer momento do dia”, pontua.

De acordo com Hernane, a criação da waffle TV acontece em resposta às mudanças no consumo de mídia das novas gerações, que, apesar de mais ativas digitalmente, buscam mais conexões e sofrem com a solidão.

Segundo a Exploding Topics, da McKinsey & Company, em média, a geração Z passa seis horas e cinco minutos por dia em frente às telas, muito embora aproximadamente 50% dos jovens de 18 a 22 anos relatam sentir-se solitários. Outro levantamento, este produzido pela Data AI, aponta que as pessoas passam 23,2 horas por mês assistindo YouTube, sendo esta a segunda plataforma mais utilizada no mundo, logo atrás do TikTok (com 23,6 horas).

“Como não encontram conexões reais, em paralelo, essas pessoas buscam a sensação de pertencimento na internet, especialmente nos conteúdos em vídeo. Não é à toa que o consumo de vídeos no TikTok, YouTube e Instagram crescem a cada dia que passa”, analisa o CEO.

Na mesma linha, onde existe atenção, existe publicidade. A multinacional de investimento midiático GroupM revela que a Connected TV (CTV ou TV Conectada) representa 30,2% da receita publicitária televisiva dos Estados Unidos, o equivalente a cerca de US$ 19,4 bilhões (de US$ 64,1 bilhões), especialmente com foco nas novas gerações que não assistem à televisão tradicional.

Até 2029, essa porcentagem de investimento em CTV deve subir para 51,5%. É exatamente nessa oportunidade que a emissora digital está de olho. “Vamos produzir conteúdo onde a atenção das novas gerações está. Tudo o que criamos e fazemos no grupo em termos de conteúdo é fruto de observação do comportamento humano”, afirma o executivo.

“Nossa expectativa é criar os ‘Faustões’, ‘Silvios Santos’, ‘Lucianos Hucks’, ‘Angélicas’ e ‘Anas Marias’ da nova geração, oferecendo uma plataforma para que eles não dependam apenas de suas redes sociais. Queremos resgatar aquilo de melhor que a TV tinha no passado, respeitando o cenário digital hiper conectado do presente, para construir um futuro que traga essa plataforma para os jovens. Estamos dando início a uma nova fase no consumo da televisão brasileira”, explica o CEO.

O primeiro produto surgiu no mercado há cinco anos, quando Hernane Jr. escreveu a primeira edição da newsletter, chamada the news. Com a publicação diária e gratuita, que perdura até hoje, a marca começou uma história de crescimento acelerado. Em 2021, a empresa realizou uma rodada de investimentos entre familiares e amigos, também conhecida como “FFF” (Family, Friends and Fools) com valor captado, na época, de quase 40% do faturamento anual, que foi destinado ao aumento de equipe e aquisição de recursos tecnológicos.

“Nos primeiros 18 meses da empresa, tínhamos só três membros no time e não faturávamos, mas sabíamos que precisávamos criar conteúdos que promovessem conexões reais e dialogassem com a nova geração de forma leve”, explica o fundador. Atualmente, o quadro societário é composto apenas por acionistas minoritários. “Temos o objetivo de trazer colaboradores e creators como futuros sócios”, ressalta.

Atualmente, a empresa possui  9 newsletters (the bizness, rising, GoGet, the jobs, the stories, Health Times,Trend Report e the champs, além do the news), somando 2 milhões de leitores ativos, e se destacando pela capacidade de simplificar a interação do seu público com os mais diversos conteúdos, sejam eles relacionados a negócios ou entretenimento. Além disso, também tem o podcast líder de notícias do país, o the news, que está no topo de diversos rankings das plataformas de áudio e é o mais consumido entre jovens de 18 a 34 anos no Spotify.

No total, esses produtos impactam quase 50 milhões de pessoas mensalmente. Em cada um deles, a waffle também conta com os maiores anunciantes do mercado, tendo veiculado campanhas do Itaú, McDonald’s e Nubank. Um patrocínio médio custa R$ 50 mil, mas pode chegar até R$ 500 mil.

“No cenário atual, onde o universo digital pode causar uma sensação de isolamento, queremos continuar sendo a companhia ideal para o dia a dia daqueles que consomem os novos formatos de mídia. Estamos começando pequeno com alguns programas, mas um dia estaremos na sua tela durante 24 horas por dia”, finaliza.

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