Como combater anúncios falsos, usar a inteligência artificial de forma ética, planejar campanhas que incluam a diversidade, e o desafio de equilibrar a implementação de boas práticas ESG e fazer uma operação lucrativa são alguns dos temas que o Valor Econômico aborda em sua nova cobertura de marketing e publicidade.
A nova seção vai acompanhar as tendências nas empresas e agências, ouvindo empresários e executivos que estão à frente de grandes movimentos de comunicação e analisando cases relevantes do mercado. Editada por Cynthia Malta, uma página especial dedicada ao setor passa a ser publicada às segundas-feiras no caderno de Empresas do jornal impresso, além de ganhar cobertura recorrente no site. Daniela Braun ficará responsável pelas reportagens, Guilherme Ravache abordará o tema em suas colunas e a seção contará ainda com colaboradores.
Os investimentos de publicidade e marketing têm desenhado uma curva parecida a uma montanha-russa nos últimos anos. Em 2019, segundo dados da Statista, cresceram 5,4%. No ano seguinte, com a pandemia tomando conta do mundo, esses investimentos caíram 3,7%. Em 2021, o mercado deu um novo salto, de 16%, e desacelerou nos últimos dois anos. Neste ano, voltou a mostrar um aumento de pouco mais de 5%, e para 2024 a projeção é de uma expansão de 7%.
O Brasil não escapou desse movimento. E, embora pesquisas locais mostrem aumento de investimentos neste ano – na casa dos 10%, em termos nominais, no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Cenp-Meios; a avaliação de executivos de vários setores aponta para um mercado ainda em recuperação. Com reportagens exclusivas, o Valor vai mostrar como as empresas e os profissionais do marketing estão respondendo a esse cenário e fazendo chegar ao consumidor suas mensagens.