Em meados de maio de 2020, o SBT – maior produtor de conteúdo voltado ao público infanto-juvenil da televisão aberta – lançou a TV ZYN, um projeto pioneiro e multiplataforma para YouTube, Tik Tok, Twitter e Instagram, direcionado ao público infanto-juvenil. Com uma imersão no universo da geração Z, em janeiro deste ano, a plataforma completou oito meses no ar e alcançou quase 5 milhões de seguidores na soma de todas os players digitais em que está disponível.
Só no canal do Youtube, são mais de 2 milhões de inscritos; 999 vídeos disponíveis; 220,6 milhões de visualizações e 26,7 milhões de horas assistidas. Com a ascensão dos números, a TV ZYN aumentou a frequência de conteúdos nas diferentes mídias, como no Instagram, com novos IGTV e Reels, no TikTok e contou com a estreia no Twitter.
“Muitas marcas hoje investem cifras expressivas em pesquisas e produção de conteúdo para entender, engajar e impactar o público mais jovem, evitando assim um ‘gap geracional’. A TV ZYN entrega tudo isso, com muitas oportunidades de casting e verticais de conteúdo dentro de um ambiente seguro e controlado. Nesses primeiros meses de crescimento exponencial colhemos muitos aprendizados, cases e resultados, como mostra a liderança no Youtube”, declara Fred Müller, diretor de Negócios e Marketing do SBT.
Entre as principais ações comerciais desenvolvidas no período, destaca-se o reality show “Projeto Barbie: o novo elemento Zyn”, branded content para a Mattel. Foram seis episódios veiculados no canal do YouTube da TV ZYN, sendo o último também exibido na TV, durante o “Sábado Animado”. Já entre os últimos lançamentos da plataforma, estão a estreia do quadros “Crushzyn” e “Meu Clipe Favorito“, o início da produção de uma web-série inspirada em “Friends”, além de novos formatos que mostrarão o dia a dia das influenciadoras e seus familiares.
Segundo Carolina Gazal, gerente de Conteúdo Digital do SBT, os primeiros meses da TV ZYN trouxeram condições para compreender os anseios do seu público e conquistá-los ainda mais. Um dos aprendizados é o de que a Gen Z busca conteúdos ricos em troca de experiências e discussões que envolvam seus interesses, com autenticidade e verdade. “Conquistamos um relacionamento próximo e aberto com diversas comunidades e clusters jovens, que já nos acompanham por conta das novelas e do SBT Games, que também é uma novidade e tem crescido rapidamente. Com essa sintonia fina, a plataforma tornou-se um espaço único e enriquecedor para debates e lançamento de tendências, além de ser um ambiente 100% ‘family friendly’, destaca Carolina.
Tendo como embaixadores oficiais a atriz Sophia Valverde, protagonista de As Aventuras de Poliana, e o ator Igor Jansen – que contracena com Sophia na novela no papel de João – a plataforma apresenta diariamente variados conteúdos feitos exclusivamente por celebridades (mesmo que não tenham uma conexão direta com o SBT) e os influencers mais queridos da internet. Já passaram pela TV ZYN personalidades como Maisa Silva, Flávia Pavanelli, João Guilherme, Nanda Caroll, Julio Cocielo, Any Gabrielly, Bibi Tatto, entre muitos outros.
Entre os quadros, estão: Lambe-Lambe, Fã de Carteirinha, Crushzyn, Jornalzyn, TBTZYN, Cumbuca das Perguntas, Contente News, Diário da Quarentena, Carrossel TV e Tag-Tag. Também estão disponíveis os desenhos infantis Zica e os Camaleões, De Criança Para Criança e a novela Chiquititas.
Hoje, a TV ZYN busca ser a mais importante plataforma de conteúdo jovem do Brasil, comprometida em dar voz à geração Z com diversidade, além disponibilizar o seu espaço para um amplo debates de ideias de seus interesses, sempre de forma plural e igualitária.