A Fundação Roquette Pinto anuncia a liberação gratuita de mais de mil horas de conteúdo educativo do acervo da TV ESCOLA, a principal plataforma educacional de TV do Brasil, a partir do dia 27 de abril segunda-feira.
O objetivo é ajudar a reorganizar as rotinas de mais de 50 milhões de crianças e jovens brasileiros sem aulas por causa da Covid-19, dando acesso a conteúdos do ensino fundamental e médio, e encaminhamento profissional a professores e educadores.
A iniciativa, intitulada “Seguimos Conectados”, tem como principal plataforma de distribuição o hotsite: hotsite.tvescola.org.br/seguimosconectados/, onde estão disponibilizadas mais de 500 horas de conteúdo educativo, organizado em diferentes níveis escolares – do ensino fundamental, ao médio e encaminhamento profissional.
São 200 horas de conteúdos educacionais inéditos, mais vídeo aulas que fazem parte do acervo da TV ESCOLA, inclusive programas como “Hora do Enem”, que prepara alunos para o exame nacional do ensino médio. Todo esse conteúdo está liberado para uso de redes educativas, públicas e privadas.
Outras 500 horas estão sendo organizadas em uma plataforma exclusivamente dedicada a videoaulas produzidas e enviadas pelos próprios professores. Os conteúdos são gravados diretamente por eles em celular e disponibilizados na internet a partir de uma curadoria de especialistas em educação. Todo professor está convidado a colaborar enviando conteúdos. Contatos e encaminhamentos de conteúdos podem ser feitos pelo e-mail conexaoescola@tvescola.org.br.
“Queremos envolver professores, educadores, alunos e familiares neste projeto de forma que todos eles possam aproveitar esse extenso e qualificado conteúdo educativo da melhor forma possível”, diz Francisco Câmpera, diretor geral da Associação Roquette Pinto, gestora da TV ESCOLA há 25 anos.