No próximo domingo (2/4), às 18h, na TV Cultura, estreia a nova temporada do Planeta Terra, com produções inéditas da rede britânica BBC.
A primeira série, em três episódios, é “Pinguins – Espiões na Colônia”. O público irá descobrir como é ser um pinguim com as novas “câmeras espiãs”, que dão uma nova perspectiva do comportamento e das táticas de sobrevivência desses carismáticos animais.
Seguindo o sucesso de Urso Polar – Um Espião no Gelo, as “câmeras espiãs” alcançam um novo nível com a “Penguincam”, um tipo de robô super-realista disfarçado de pinguins, filhotes e ovos.
Uma viagem, que mostra os pinguins imperadores na congelante Antártica, intercalando suas histórias com as diferentes experiências dos pinguins-de-humboldt na América do Sul, e nas Ilhas Malvinas, com os saltadores de rocha, pinguins-de-penacho-amarelo.
A equipe de filmagem ficou cerca de um ano gravando as imagens, implantando cerca de 50 “câmeras espiãs” para capturar, como nunca antes, o verdadeiro caráter de três diferentes, mas igualmente carismáticas, espécies. Junto das câmeras, estava uma tecnologia pioneira: robôs pinguins com câmeras nos olhos. Essas câmeras disfarçadas levaram a alguns encontros surpreendentes – um pinguim até se apaixonou por uma das “penguincams”.
Pinguins nos dá detalhes do drama e desafio vividos por essas criaturas durante o ano todo, mostrando também diversos momentos cômicos. A tecnologia das “penguincams” permite que elas se infiltrem nas colônias desses animais, propiciando um olhar mais próximo como nunca antes visto, imergindo no mundo dos pinguins, tanto em terra quanto no mar.