Enquanto novas vozes surgem em programas musicais da televisão, a TV Cultura apresenta uma nova geração de cantores e instrumentistas ligados à música clássica. Trata-se do Prelúdio 2016, que estreia neste domingo (29/5), ao meio-dia.
Criado em 2005, o único show de talentos de música clássica da televisão brasileira chega a sua nova temporada com mais dinâmica em sua classificação. Agora, ao invés de um, serão selecionados dois músicos em cada edição. No total serão disputadas duas fases de eliminatórias e duas semifinais realizadas no Teatro Franco Zampari e uma Grande Final, em que quatro candidatos se apresentam na Sala São Paulo.
No Prelúdio, instrumentistas, cantores e regentes com até 28 anos têm a oportunidade de se apresentar como solista de uma orquestra profissional, regida pelo maestro e diretor artístico Júlio Medaglia. Ele também divide a apresentação com Roberta Martinelli, conhecida por revelar novos nomes da música brasileira. O grande vencedor receberá uma bolsa de estudos de três anos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela embaixada da Hungria.
Esta edição reúne 32 participantes, de 15 a 28 anos, vindos de sete estados das regiões sul, sudeste e nordeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Nesta primeira eliminatória, os candidatos vêm de Pernambuco, Paraná e São Paulo. São eles o paulistano Victor Bigai, violinista de 23 anos; a flautista curitibana Denusa Castellain, também com 23 anos; Laura Duarte, cantora de 26 anos natural de Indaiatuba, no interior de São Paulo; e o pianista Luis Felipe de Oliveira, de 19 anos, que vem de Gravatá, em Pernambuco.
O júri que avalia e classifica os candidatos é formado pela cantora Rosana Lamosa; o pianista Marcelo Bratke; o jornalista e crítico de musical, Irineu Franco Perpetuo; e a professora Aida Machado.
Serviço
Domingo, 29 de maio de 2016, ao meio-dia, TV Cultura.
Estreia da nova temporada do Prelúdio: primeira eliminatória