quinta-feira, janeiro 23, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosTV Cultura estreia documentário sobre Carlito Maia

TV Cultura estreia documentário sobre Carlito Maia

A TV Cultura estreia nesta quarta-feira (13/11), às 22h, o documentário biográfico Um Criador Infernal, produzido pela emissora, sobre o publicitário brasileiro Carlito Maia. Com direção, entrevistas e roteiro assinados pelo cineasta João Batista de Andrade, a produção apresenta ao público as diferentes facetas desse “criador infernal”, que tinha sempre à mão canetas vermelhas e pretas para criar. Para ele, a criação era a coragem de ousar. Sua personalidade criativa é o fio condutor do documentário.

Carlos Maia de Souza nasceu em 19 de fevereiro de 1924 em Lavras, Minas Gerais, e faleceu em 22 de junho de 2002 em São Paulo. Foi office boy, homem de comunicação, publicitário, escritor, amigo, companheiro, humanista. Um espírito guiado pela liberdade. Criou centenas de frases que o tornaram conhecido em todo o Brasil.

O publicitário tinha uma personalidade multifacetada e criou as expressões Calhambeque, Tremendão e Ternurinha, apelidos dados a Erasmo Carlos e Wanderléa, adenominação ‘Jovem Guarda’ e a série Vigilante Rodoviário para a televisão. Na Rede Globo foi responsável pelas campanhas Guie Sem Ódio, em 1983, contra a violência no trânsito, depois que viveu o acidente de trânsito de sua mãe, e o Futeboys, campeonato de futebol de office boys, promovido pela Rede Globo e Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, em 1978.

Nos anos 1980, 1990 e início dos 2000, quando ainda trabalhava na TV Globo, enviava flores com bilhetes para artistas, músicos e atores. Segundo Eugênio Bucci: “quando você recebia um buquê de flores do Carlito Maia, aquilo era uma indicação de que você estava no caminho certo”. Foi responsável por “paulistar” a carioca Rede Globo.

O filme aborda ainda as invenções mais populares de Carlito Maia, como o OPTEI para o Partido dos Trabalhadores, no início dos anos 1980. Ele fazia parte do grupo dos intelectuais de esquerda e era um militante e boêmio convicto.

Estão no documentário depoimentos de amigos e familiares de Maia, como Eugênio Bucci, jornalista e professor; Tereza Rodrigues, companheira de Carlito Maia; Maria Luiza Maia, psicanalista e filha de Carlito Maia; Maurício Maia, produtor de TV e filho de Carlito Maia; Luiz Henrique Romagnoli, jornalista, radialista e pesquisador da vida de Carlito Maia; Boni, publicitário e diretor da TV Globo; Ronnie Von, cantor e apresentador de TV; Ricardo Kotscho, jornalista e escritor; Nilton Travesso, produtor e diretor de TV; Caio Carvalho, diretor executivo do Canal Arte 1; a cantora Wanderléa; e João Pedro Stedile, líder nacional do MST.
Artigos relacionados

Novidades