Neste domingo (5/3), a faixa CineCult, na TV Cultura, estreia o ciclo Literatura Brasileira com o premiado O Quatrilho, de Fábio Barreto, baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato. Vai ao ar às 22h30.
Com Patricia Pillar, Alexandre Paternost, Bruno Campo e Glória Pires no elenco, o longa se passa em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos. Lá, dois jovens casais decidem morar juntos para melhorar de vida e um romance entre dois deles muda a situação.
O filme foi indicado ao Oscar em 1996, na categoria Melhor Filme Estrangeiro. E rendeu premiações de Melhor direção de arte, Melhor música e Melhor atriz para Glória Pires no Festival de Havana, em 1995. Melhor concepção técnica e Melhor atriz para Glória Pires no Festival de Viña del Mar, em 1996, e Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte também para a atriz brasileira. Além do Prêmio do projeto Resgate do Cinema Brasileiro, também em 95.
O atual ciclo do Cine Cult ainda exibirá títulos como Tati, A Garota, Inocência e Luiza Homem.
Confira a sinopse completa
O longa acontece em 1910, na pequena comunidade de Santa Corona. Padre Giobbe celebra o casamento de Ângelo (Alexandre Paternost) e Teresa (Patrícia Pillar). Após a cerimônia, ele a lembra de um costume de seus antepassados: como primogênito, deverá abandonar a terra depois do casamento do irmão mais moço e procurar um lote para cultivar. Enfrentando dificuldades na vida conjugal, a bela Teresa reencontra a prima Pierina (Glória Pires), uma mulher rústica, e o marido Mássimo, elegante e sedutor. Mássimo (Bruno Campos) é imediatamente atraído por Teresa, provocando o ciúme de Pierina. Dois jovens casais, descendentes de imigrantes italianos, decidem morar juntos para melhorar de vida. Um romance entre dois deles muda a situação.