“Salve a Bahia! Saravá, meu Pai! Nesse momento o galo começa a cantar”.
Foi com essas palavras que se iniciou a operação da TV Aratu na Bahia, em 1969. Original, diversa, inusitada e ousada, a emissora segue fiel às suas principais características mesmo depois de 54 anos.
Em 2023, a afiliada do SBT comemora mais um ano com uma série de mudanças em sua estrutura, trazendo novos investimentos e reestruturação na equipe e na grade de programação. João Gomes, superintendente do Grupo Aratu de Comunicação – do qual a TV Aratu faz parte – explica a motivação para esta nova fase:
“O Grupo Aratu tem uma larga experiência com mídias consolidadas, atuando principalmente com TV, portal de notícias e outdoor. Hoje, essas mídias tradicionais dividem os investimentos dos anunciantes com as novas mídias digitais. Dividem também a atenção das pessoas, que tem atualmente inúmeras opções para se informar ou entreter, por isso precisamos nos movimentar para manter nossos produtos sempre relevantes para o telespectador e anunciantes”, argumenta João Gomes.
Para destacar este novo ciclo, a TV lança a campanha “Aratu é o Canal”, através da qual destaca a proximidade com a população, acompanhando o cotidiano dos baianos nesses 54 anos.
“A TV Aratu ajudou a contar a história da Bahia e dos baianos. Participamos de momentos históricos junto com nosso público, desde a chegada do homem à lua, a primeira transmissão televisiva do estado ou nossa equipe que fez a cobertura da Copa do Mundo direto do Catar, noticiando o evento com o olhar e a linguagem própria da Aratu. Estamos mudando, mas respeitando nosso público e nossa história. É a tradição que se renova”, explica Ana Coelho, CEO do Grupo Aratu.
Bons resultados no primeiro trimestre
O primeiro trimestre de 2023 tem sido positivo para o Grupo Aratu, com destaque para os resultados de dois grandes projetos do Grupo: Aratu Folia e Copa do Nordeste.
ARATU FOLIA
Com o Aratu Folia, a TV Aratu – emissora oficial do Carnaval de Salvador 2023 – realizou uma grande cobertura com mais de 40 de transmissão da maior festa popular do planeta. O telespectador acompanhou a cobertura dos principais circuitos do carnaval com transmissão ao vivo dos trios, entrevistas e conteúdos especiais, na TV, nas matérias do portal Aratu On, nas redes sociais e nas lives realizadas no YouTube. A audiência do Aratu Folia chegou a mais 1 milhão e 100 mil pessoas alcançadas na TV, segundo dados do Kantar Ibope*.
O projeto teve uma grande aceitação do mercado, atraindo patrocinadores como Governo do Estado da Bahia, Esportes da Sorte, Gujão, Brilux, Uniasselvi, Enterogermina, Salvador Shopping, TIM, Reconflex, Devassa, O Boticário e Prefeitura Municipal de Salvador.
Marianna Muniz, gerente de Marketing do Salvador Shopping, um dos parceiros da cobertura, ressaltou a importância da transmissão do Grupo Aratu para a cidade:
“Foi muito importante para o Salvador Shopping se fazer presente na transmissão da TV Aratu durante o Carnaval, época especial para a cidade, para os foliões locais e os turistas. Exaltamos essa parceria e a alegria de estar participando de uma das maiores coberturas da festa com uma grande audiência e posicionando muito bem a nossa marca, já que gera muitas lembranças e memórias aos telespectadores”.
COPA DO NORDESTE
A Copa do Nordeste segue na TV Aratu por mais três anos. Exibindo a competição na Bahia desde 2018, a emissora chegará a oito edições consecutivas com exclusividade na televisão aberta. O novo acordo firmado com a Liga do Nordeste já é o terceiro contrato da emissora de Sílvio Santos desde a primeira transmissão no canal 4 e valerá por 2023, 2024 e 2025.TV Aratu é líder de audiência com transmissão da Copa do Nordeste
O campeonato agrada à audiência baiana e traz bons resultados para a emissora. No dia 5 de março, a TV Aratu alcançou liderança absoluta durante transmissão do BaxVi pela Copa do Nordeste. A emissora atingiu 18,6% de audiência na praça Grande Salvador. Os dados são do Kantar Ibope Media.
O próximo grande projeto do Grupo Aratu será em junho, com o tradicional Arraiá do Galinho, além de novas mudanças na programação que serão anunciadas ainda neste semestre.
Veja o vídeo da campanha: