Após reposicionamento do Correio, relançado em 2008, o administrador Luiz Alberto Albuquerque passa o comando do veículo para o jornalista Sergio Costa, que atuou como diretor de redação até o momento.
“O sucesso do projeto do Correio teve a contribuição fundamental de Sergio Costa, com quem tive o privilégio de conviver durante os últimos sete anos”, salientou Albuquerque. “Tenho o prazer de entregar a direção da operação para ele, após um processo de transição iniciado há dois anos, com o aval e participação dos acionistas”, acrescentou.
Para Costa, dois fatores importantes para o atual sucesso do projeto do jornal são o foco em conteúdo local e as primeiras páginas com fotos marcantes e títulos ousados. “Além do projeto gráfico inovador, a regionalização do conteúdo foi muito importante. O Correio hoje é um jornal local, mas não provinciano, com forte identificação com a comunidade onde é editado”, explicou o executivo, que se refere à irreverencia das manchetes e imagens como símbolos da identificação do Correio com a cultura baiana e soteropolitana e, que hoje, em sua opinião, é uma das características mais marcantes do diário.
Nos planos do novo diretor Sergio Costa está o investimento na integração das plataformas e na maior percepção da marca Correio. “Antes de ser apenas um jornal, o Correio é uma marca baiana líder em qualquer canal: na circulação, faixas de público, audiência online e nas redes sociais. Essa presença forte precisa ser mais percebida pelo mercado”, frisou o diretor.
Sergio Costa, 55 anos, é carioca, formado em Jornalismo pela UFRJ, com várias extensões tanto na área editorial como em gestão administrativa, sendo a mais recente um MBA executivo pela Fundação Dom Cabral. Com 34 anos de carreira, o jornalista registra períodos em veículos como Folha de S. Paulo (sucursal Rio), O Dia (RJ), as revistas Manchetes e Ele e Ela, da Bloch Editores. No Correio desde 2009, a equipe de Costa já conquistou prêmios como Embratel, SND, INMA, Tim Lopes e esteve seis vezes como finalista do Prêmio Esso.