Uma das maiores atrações nos 47 anos de história da Rádio Transamérica volta ao dial a partir do segundo semestre. O lendário “Estúdio ao Vivo”, programa no qual os maiores artistas do pop rock nacional e internacional se apresentam ao vivo, sem cortes, para todo o Brasil, retomará por meio da expertise de produção de áudio e vídeo do Showlivre, uma das mais renomadas produtoras e distribuidoras brasileiras de conteúdo audiovisual, e da tradição do programa da Transamérica, que é considerado um ícone no meio musical.
“A Transamérica retoma com muita expectativa o programa ‘Estúdio ao Vivo’, numa parceria inédita com o Showlivre, e reforça seu pilar de conteúdo de entretenimento, reativando o programa. Será um marco no cenário musical e que vai mexer com o público ouvinte da emissora de todos os tempos, acostumado a produções exclusivas e com grande qualidade técnica. Nessa nova roupagem, ouvintes e fãs conseguem acompanhar ao vivo além do show, momentos especiais e descontraídos dos artistas, pequenas entrevistas entre uma música e outra, os bastidores do programa e detalhes de sua produção”, conta Fábio Faria, diretor executivo da Rede Transamérica de Comunicação.
O “Estudio ao Vivo” surgiu no final da década de 1980 com a apresentação de várias bandas do cenário pop e rock brasileiro que nasceram naquela época. Ganhou relevância nacional com a apresentação do “Estúdio ao Vivo” com Lisa Stansfield, em 25 de janeiro de 1990, inaugurando as transmissões via satélite da Rede Transamérica. O programa se tornou uma vitrine para bandas e artistas naquele momento com foco no áudio.
Além disso, foi um importante espaço para gravação de álbuns e especiais de inúmeros artistas nacionais e internacionais como por exemplo Paul Simon, Alanis Morissette, RPM, entre muitos outros. Grandes nomes como Rita Lee, Titãs, Seal, Lulu Santos, Legião Urbana, Faith no More, Os Paralamas do Sucesso, Roxette, Charlie Brown Jr., Ricky Martin, Mamonas Assassinas, Inner Circle, Capital Inicial, John Secada, Jota Quest, Skank e Anitta, entre muitos outros. São cerca de 1 mil registros nos acervos da rádio.
“Ao longo dos anos se tornou palco das principais atrações musicais brasileiras, mas com o início da pandemia, suas transmissões foram interrompidas. Agora remodelado, o espaço ganhará novamente força e expressão no cenário musical da Rádio Transamérica. Com a evolução técnica das transmissões e da internet, o espaço passa a contar com mais um formato de conteúdo digital, com vários atrativos”, diz Roberto Hais, coordenador artístico da Rede Transamérica.
O “Estúdio ao Vivo” passa por revitalização, mas mantém as principais características que o tornaram referência: “O programa retorna suas apresentações em grande estilo, com exibição em várias plataformas digitais e o casting será elaborado pelo Hais. A collab traz de imediato um diferencial ao mercado, pois as atrações artísticas poderão usufruir de uma estrutura moderna, com equipamentos de alta tecnologia e profissionais de renome para realizarem sua produção para o rádio e os meios digitais”, afirma Fábio Faria.
Prevista para o mês de julho, essa nova roupagem conta com equipe especializada de produção com direção geral e de imagem, produtores, iluminadores, cinegrafistas, roadies, técnicos de som, edição e transmissão de áudio e vídeo. A ideia é que os profissionais das duas empresas – Transamérica e Showlivre – trabalhem em conjunto para criar, produzir e comercializar novos produtos. Com esses atrativos a parceria é providencial, pois a emissora de rádio está neste momento em expansão de seu conteúdo digital, atrelado ao interesse de realizar novos negócios com os conteúdos que serão produzidos, bem como aqueles que já estão no acervo da rádio
“Parceiros de longa data, em momentos em que nem havia banda larga, o Showlivre e a Transamerica puderam juntos registrar grandes nomes da música brasileira. Agora, com recursos muito mais eficientes, acreditamos no início de nova fase bastante promissora. A música ganha um novo formato audiovisual multiplataforma, que garantirá acesso a fãs e artistas de todo país”, acrescenta Walter Abreu, diretor executivo do Showlivre, produtora e distribuidora com 22 anos de mercado e que possui um acervo de 26 mil vídeos produzidos com mais de 2 mil artistas.
A atração estará presente no dial para toda a Rede Transamérica – que conta com 14 emissoras – e por streaming, no canal oficial no Youtube Transamérica FM, com transmissão no site e no Facebook da rádio e nos canais digitais do Showlivre.