O Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. E do lado de cá, uma pesquisa recente indicou que o Instagram é a rede social preferida dos brasileiros. Pensando nisso, o Torcedoras – braço feminino do Torcedores.com – resolveu criar a revista esportiva feminina mensal pensada exclusivamente para a plataforma.
A primeira edição está disponível no perfil do Torcedores (https://www.instagram.com/torcedorescom/) com vários destaques. Um deles é a estreia da técnica sueca Pia Sundhage à frente da seleção brasileira no Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino, que aconteceu no fim de agosto, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Por sinal, a treinadora contou como faz para se comunicar com a equipe, já que não fala português.
De acordo com Ana Cichon, estrategista de conteúdo do Torcedores, a ideia foi aproveitar o crescimento de usuários e de engajamento da rede para atrair leitoras. “Pensamos em um produto 360 graus, para ser consumido no Instagram, muito visual, mas que direciona para o site, mas também para outras mídias”, explica.
“O primeiro desafio é conseguir fazer um conteúdo bom, mas simples. Porque além de ter que caber nas páginas pequenas, é um produto que visa informar o leitor”, resume Camila Alexandre, coordenadora de mídias sociais. “Mesmo que as suítes das matérias estejam no site, ele precisa ler e entender ali mesmo, sem sair do Instagram. É onde a maioria dos brasileiros que têm redes sociais está”, conclui.
A revista foi uma forma de criar um produto de destaque para um projeto que também estava nascendo, o Torcedoras. Hoje o público feminino já ultrapassa os 20% da audiência do site e entre os colaboradores mais lidos da plataforma de EdTech estão várias mulheres. “Acho que é algo que com certeza outras empresas de mídia vão explorar, principalmente pelo Instagram ser a rede social com maior crescimento”, acredita Ana.