No domingo (22), os canais SporTV e Premiere, grandes apoiadores do futebol nacional, lançaram a campanha “Paz nos Estádios”. Com o objetivo de conscientizar o público contra a violência nas torcidas, o vídeo inspirado na peça “All that we share” da TV2 Danmark mostra para os fãs do esporte que, mesmo com todas as diferenças, sempre há um ponto que conecta todas as torcidas.
“Achamos o formato utilizado pela TV Dinamarquesa muito interessante e direto. Não importa somente o grupo que acreditamos fazer parte, ou neste caso, o time que torcemos. Nós fazemos parte de algo maior – da sociedade; e devemos sempre respeitar as diferenças. Vimos a oportunidade de adaptar a peça para o contexto do futebol e entramos em contato com a TV2 pedindo que nos autorizassem a usar o formato criativo.”, diz Bianca Maksud, diretora de marketing do Esporte do Grupo Globo.
A comunicação faz parte das ações de Impacto Positivo promovidas pelas marcas esportivas da Globosat, que têm como objetivo Fomentar o Esporte, Promover o Respeito e Incluir Minorias no Esporte. “Paz nos Estádios” é a primeira ação de uma série de iniciativas que serão lançadas ao longo do ano, sempre com o desejo de deixar uma mensagem importante para a sociedade.
Produzida pela área de Comunicação & Branding Globosat, a peça mostra o apresentador Marcelo Barreto no centro do estúdio e começa com torcedores dos 20 times da série A do Campeonato Brasileiro entrando pela porta sem saber o motivo. Ao longo das imagens é possível acompanhar Barreto fazendo perguntas para alguns deles, como, por exemplo, quem sofreu bullying na escola ou quem no grupo tem filhos.
À medida em que as respostas são iguais, as pessoas são separadas do grupo e seguem para um espaço reservado na locação. Ao final, o jornalista pergunta “Quem aqui tem medo da violência nos estádios e faria tudo para mudar essa situação?” e a resposta é a mesma para todos, que se unem na frente de um gol. Ao final do vídeo é possível ler o tema da campanha: “Quando o assunto é a paz nos estádios, somos todos do mesmo time.”
Assista ao filme da campanha: