A série Uma Dose de Prosa estreia no canal AgroMais nesta quinta-feira (20), às 19h30. Sob o comando do jornalista Sidnei Maschio, a produção explora a rica história e as tradições da cachaça, que é um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro.
A série especial nasceu de um documentário de duas horas sobre os diferentes tipos da bebida e seus respectivos mercados, além de destacar as principais inovações no setor. O conteúdo, que inclui novos depoimentos e informações, é costurado com curiosidades e histórias que aquecem o coração e o paladar dos assinantes.
Em cada um dos dez episódios de Uma Dose de Prosa, a ideia é ouvir relatos de personalidades que se conectam à cachaça de alguma maneira. Na estreia, o historiador Lucas Avelar explica as principais teorias sobre o surgimento, a origem do nome e popularização da aguardente à base de cana.
O convidado conta que a cachaça é um álcool destilado. Por se tratar de uma bebida barata — que completava a dieta alimentar e fazia parte de rituais religiosos — ela fazia parte do cotidiano da população escravizada na época da colonização.
“Embora o seu consumo tenha sido estigmatizado, associado a arruaças, mas, mesmo assim, o uso persistiu por necessidade, como uma alternativa e um alívio às condições massacrantes em que viviam”, detalha Avelar.
O apresentador da série também é membro e um dos fundadores da Cúpula da Cachaça. Sidnei Maschio gravou Uma Dose de Prosa como produção especial de fim de ano do canal Terraviva.
Marcam presença ao longo da temporada da série: o músico e professor Maurício Ayer; a engenheira agrônoma e fiscal federal do Ministério da Agricultura e Pecuária Andreia Gerk; os produtores Nando Chaves e Maria Izabel; o biólogo e membro da Cúpula da Cachaça Cauré Portugal; a proprietária do restaurante Rota do Acarajé, Luisa Saliba; as cachaceiras integrantes da Confraria do Copo Furado Maria Auxiliadora Silva e Lu Magoulas; e o jurado internacional de destilados Maurício Maia.