O quarto programa inédito da série documental Olhar Brasil viaja até as Serras Gerais, no sudeste do estado de Tocantins, para revelar os atrativos naturais da região no episódio deste sábado (24), às 18h30, na TV Brasil. A produção original destaca a cadeia de montanhas, as cachoeiras cristalinas e as cavernas misteriosas no coração do Cerrado em uma ampla área com o meio ambiente preservado.
O seriado traz o depoimento de moradores, turistas e guias que falam sobre as belezas ambientais e as tradições. A proposta é valorizar não apenas os cenários que chamam a atenção pelas grandes dimensões, mas também as pessoas que perpetuam as histórias e a cultura local.
Com formações rochosas impressionantes, a região de Serras Gerais abrange diversos municípios do estado. Essa edição da obra audiovisual em cartaz na TV Brasil visita as cidades de Natividade, Almas, Rio da Conceição, Dianópolis e Aurora.
Ao apresentar a riqueza cultural e o potencial turístico do país, o programa Olhar Brasil é a primeira coprodução realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil, e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
O projeto visa fortalecer o audiovisual brasileiro ao valorizar as características que distinguem rotas nas cinco regiões do país. Os sotaques variados ajudam a construir uma perspectiva singular sobre paisagens, histórias e modos de vida que reconhecem os diferentes biomas do território nacional. Os episódios do Olhar Brasil podem ser acompanhados no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.
Destaques das Serras Gerais
A série mostra como o tempo esculpiu paisagens, guardou lendas e mistérios e preservou a história e a cultura desse local considerado um destino turístico nacional fabuloso, mas ainda pouco conhecido. A região de Serras Gerais fica a pouco mais de 200 km de Palmas, capital do estado de Tocantins.
A paisagem inclui a maior cadeia de serras do país. Extensão do Planalto Central, a área combina biodiversidade, estruturas geológicas únicas, atrações aquáticas e tradições culturais enraizadas na história dos povoados. O lugar atrai não só o turismo religioso, como também o ecológico e sustentável.
“Quisemos apresentar uma parte do Tocantins ainda pouco conhecida: as Serras Gerais, uma rota rica em história, biodiversidade, cachoeiras, formações geológicas, gastronomia, lendas, curiosidades, boa infraestrutura e um povo extremamente acolhedor com quem visita a região”, conta a jornalista Gihane Scaravonatti, diretora do episódio produzido pela UFT TV.
Patrimônio histórico e cultural
A viagem da série Olhar Brasil no Tocantins começa por Natividade, município mais antigo do estado. Na cidade, a produção explica o trabalho de mestres ourives com o trabalho da técnica da filigrana, prática tradicional para fabricar peças de joias conhecida pelo seu delicado artesanato. A região teve muita importância no ciclo da exploração do ouro e guarda essa herança da mineração até hoje.
O turismo cultural religioso também é outro forte atrativo do município e movimenta o calendário de eventos. O centro histórico preserva a Igreja de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado. A romaria do Senhor do Bonfim nos povoados da região é um dos grandes festejos com muitos devotos.
Outro destaque da cidade está nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, monumento mais emblemático de Natividade. A obra inacabada foi erguida com pedra canga, típica da região, e é considerada um dos principais cartões-postais do estado, além de patrimônio histórico e cultural.
O programa acompanha a rotina nessa pacata cidade com modo simples de ser. O cuidado com a memória é importante para esse povo hospitaleiro. Com os biscoitos amor perfeito, a culinária também atrai turistas. O programa mostra gente simples como Dona Romana e Seu Dozinho, figuras célebres de Natividade.
Cadeias de montanhas esculpidas
As maravilhas da natureza da região de Serras Gerais com opções diversas de rotas turísticas pautam o segundo bloco do programa que ainda conta com o depoimento de pessoas que encontraram no turismo sustentável alternativa para melhorar a renda numa área com abundância de vegetação e águas com suas tonalidades incríveis
A aventura parte do município de Almas que reúne monumentos naturais imponentes com acesso via trilhas de nível leve até o difícil, como o Cânion Encantado, a Cidade das Pedras, o Arco do Sol e o Vale dos Pássaros.
Com formações rochosas originadas há milhares de anos, o Cânion Encantado tem paredões com mais de 70 metros de altura e diversas quedas d’água simultâneas. Já a Cidade de Pedras consiste num conjunto de rochas de arenito esculpidas pela ação das águas e ventos.
As enormes fendas numa sequência de montanhas fazem do Arco do Sol morada para várias espécies de aves. A conservação do meio ambiente é um dos motes da região próxima conhecida como Vale dos Pássaros. A paisagem forma uma piscina natural de borda infinita. Do alto de cachoeiras é possível contemplar a imensidão do vale.
A série Olhar Brasil também visita a Lagoa da Serra, na zona rural do município de Rio da Conceição. As águas cristalinas se mesclam em várias tonalidades de azul, marrom e verde da natureza selvagem em uma composição de cenário paradisíaco nas Serras Gerais.
Dianópolis, maior cidade das Serras Gerais, é outra locação do seriado. Próximo à divisa com a Bahia, o local preserva a Fortaleza dos Guardiões, uma das principais formações geológicas da região com esculturas de pedra que formam figuras diversas.
O último destino da viagem é Aurora do Tocantins, pequeno município perto da divisa com Goiás, onde a prática do turismo ecológico cresce. A primeira parada na região é a Gruta do Sabiá, conhecida pelo espeleotema. As cavernas têm uma estrutura marcante formada pela lenta precipitação de minerais dissolvidos na água ao longo de milhares de anos. A fauna com espécies típicas desse ambiente fascina turistas e estudiosos nessas estruturas rochosas.
O turismo sustentável como oportunidade de negócio é um dos atrativos de Rio Azuis, povoado que se diferencia pela riqueza ambiental do espaço cujo nome identifica o menor rio da América do Sul, com 147 metros de extensão.
Respeito ao regionalismo
O seriado foi desenvolvido a partir do edital lançado pela EBC em 2024 que recebeu 36 inscrições. Cada um dos dez episódios de Olhar Brasil atende às linhas temáticas da chamada pública relacionadas ao fomento do turismo retratado na produção original.
Os destinos da temporada são a Serra da Capivara, no Piauí; o Quilombo Kalunga, em Goiás; o município de Guarapari, no litoral do Espírito Santo; as Serras Gerais, no sudeste de Tocantins; o Caminho do Peabiru, que ocupa diversos estados; a romaria do Muquém e a Congada de Santa Efigênia, em Goiás; o oásis do Canindé de São Francisco, em Sergipe; a Chapada dos Veadeiros, em Goiás; a gastronomia catarinense em Florianópolis; e o turismo sustentável do Novo Airão, no Amazonas.
Com profundidade, respeito e beleza, o seriado reforça a diversidade regional brasileira ao ampliar o alcance das vozes locais. Com narração dos profissionais das emissoras parceiras, o programa Olhar Brasil é contado por quem vive em cada território, o que fortalece a pluralidade do canal público.
Os episódios percorrem diferentes lugares para apresentar desde patrimônio arqueológico até experiências de turismo comunitário e gastronômico, com a valorização das rotas de aventura, além do conteúdo histórico e das tradições regionais.
Processo criativo
O diretor da série Olhar Brasil, Manoel Borges, explica o caráter colaborativo da iniciativa e o respeito à visão local das emissoras. Ele aborda as escolhas estéticas até os desafios de manter coesão visual e narrativa em um projeto realizado de forma participativa.
“A intenção da série é evidenciar a pluralidade de olhares. A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) reúne perfis de emissoras extremamente diversas. Saber extrair o melhor de cada um desses perfis foi um processo enriquecedor”, explica.
Manoel Borges reforça a dinâmica de trabalho. “O desenvolvimento de uma coprodução carrega, por natureza, uma lógica de decisão horizontal durante o processo criativo. Conseguimos estabelecer um início coletivo e norteador e, posteriormente, avançar para atendimentos personalizados que respeitaram o regionalismo de cada proposta”, afirma.
Lista de episódios com os destinos da série Olhar Brasil
1 – Parque Nacional Serra da Capivara: o nosso patrimônio da humanidade – TV Caatinga/UNIVASF
2 – Turismo Comunitário no Quilombo Kalunga: Resistência e Sustentabilidade – UnBTV
3 – Guarapari Surpreendente: areias medicinais e diversidade marinha – TV Guarapari
4 – Serras Gerais: Cachoeiras cristalinas e cavernas misteriosas – UFT TV
5 – Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério – TV UFPEL
6 – Niquelândia: Romaria do Muquém e Congada de Santa Efigênia – TV UFG
7 – Canindé de São Francisco: o oásis no sertão nordestino – TV UFS
8 – Chapada dos Veadeiros: um Paraíso no Coração do Brasil – UEG TV
9 – A Magia em Floripa: Cidade Criativa em Gastronomia – TV UFSC
10 – Turismo Sustentável do Novo Airão – TV Encontro das Águas
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.
Serviço
Olhar Brasil – sábado, dia 24/1, às 18h30, na TV Brasil
