Na última segunda-feira,19, a cidade de São Paulo ganhou uma nova biblioteca de rua comunitária, a Livro Livre ESPM. Alunos, moradores do bairro da Vila Mariana e a diretoria da escola participaram do evento de inauguração, na calçada da rua Dr. Álvaro Alvim, nº 123, que contou até com a participação da Bateria ESPM.
A biblioteca Livro Livre ESPM foi concebida com a proposta de socializar os livros que foram doados pela comunidade de alunos, professores e parceiros da escola. Nas prateleiras, mais de duas mil publicações estão disponíveis para quem quiser passar, entrar, escolher e levar para casa. A partir de hoje, a comunidade paulistana também pode fazer doações na ESPM para que as prateleiras da biblioteca estejam sempre cheias e com diversas opções para os leitores. A prioridade é para livros de Literatura, Filosofia, Artes, infatis e, também alguns exemplares de livros didáticos e acadêmicos.
“Qualquer pessoa que passar na Rua Dr. Álvaro Alvim, no número 123 e se dirigir a Livro Livre ESPM pode entrar, escolher e levar um livro. Ela não tem porta, não tem vidro, nem porteiro. É só passar e levar”, explica Dalton Pastore, presidente da ESPM e criador do projeto. “Certamente, se o leitor devolver este livro após o tempo que julgar necessário, outras pessoas também poderão se beneficiar da obra literária”, sugere.
As doações serão recebidas na biblioteca acadêmica, que fica dentro do campus, neste mesmo endereço. A recepção e a curadoria das obras doadas será realizada pela equipe de bibliotecários da ESPM. “Diariamente, um funcionário da biblioteca verificará se os livros estão em ordem, organizará algo necessário e fará a reposição com as novas doações”, detalha Dalton Pastore.
Com 10,75 x 2,70 metros, a biblioteca comunitária Livro Livre ESPM está localizada na fachada da instituição de ensino, de frente para a calçada. Existe um guarda corpo apenas em função do declive da rua. Ficará sempre com a iluminação ligada, durante a noite, com o objetivo de tornar o ambiente acolhedor e seguro.
Logo após a inauguração, leitoras escolhem livros nas estantes da nova biblioteca de rua. “Gostaríamos que a comunidade paulistana se apropriasse da Livro Livre ESPM, pois é um presente que a escola doa para a cidade”, finaliza Dalton Pastore