A RZK Digital, Ad-Tech especializada em mídia digital out-of-home, lançou no segundo semestre de 2023 um simulador exclusivo de campanhas cujo objetivo é fornecer métricas relevantes sobre o desempenho das mesmas. Uma das principais características da ferramenta está na capacidade de personalização, por meio da qual os usuários podem ajustar parâmetros da campanha, avaliar diferentes cenários e refinar estratégias.
O simulador possibilita a tomada de decisões de forma mais estratégica, fornecendo uma clara compreensão do público-alvo, a frequência com que a mensagem será exibida, a eficácia esperada da campanha e os custos estimados. Também é possível visualizar em um mapa incorporado, a distribuição espacial dos locais selecionados para veiculação. Essa flexibilidade garante uma visão holística e precisa dos resultados potenciais da campanha em diversas situações.
A ferramenta projeta diversos aspectos essenciais de campanhas de Digital Out-of-Home (DOOH), incluindo alcance, frequência de exibição, volume de Gross Rating Points (GRP), custo por mil impressões (CPM) e outras métricas relevantes como número de pontos, painéis, inserções, visitas, impactos, usuários únicos e perfil do público em relação a gênero, idade e classe social. Com ela, é possível obter a projeção de desempenho de cada campanha por meio de filtros dos locais de veiculação, número de dias, saturação e desconto negociado, obtendo como resultado a simulação das seguintes métricas: número de pontos, painéis, inserções, visitas, impactos, usuários únicos, % de alcance (com base a população 18+ de SP, ABD e Recife), GRP, frequência média, preço de tabela, preço negociado, CPM negociado e perfil do público em relação a gênero, idade e classe social.
Com milhões de pontos de dados capturados diariamente através de sensores e com base em pesquisas levantadas da SPtrans, Metrô, IBGE e fontes de sensores primários da empresa, especificamente dos parceiros ALL Unite, Broadsign, Quividi e 4YouSee Analytics, o simulador adere ao mais amplo e detalhado banco de dados de informações de audiência no cenário de Outdoor Brasileiro constituído pela RZK. Este repositório, conhecido como Data Lake, contém informações precisas sobre a presença do público em diferentes locais, dia a dia e hora a hora. Hoje, o simulador é uma das principais maneiras pelas quais a RZK auxilia os seus clientes em decisões estratégicas e táticas de DOOH, maximizando o potencial de cada campanha e impulsionando o sucesso de suas estratégias de comunicação.