Milhões de pessoas embarcam, desembarcam e trafegam nos terminais de ônibus de São Paulo diariamente. Impactá-las de forma positiva por mensagens de grandes marcas anunciantes, foi o que motivou a RZK Digital a abrir as portas. Prestes a completar dois anos de atuação, em 2023, a empresa obteve um crescimento de 207% no número de campanhas e aumentou de 15M de impactos semanais para aproximadamente 67M, com um share de mais de 10% das vendas do transporte em São Paulo e 75% em Recife, segundo informações do Kantar.
De acordo com o Cenp-Meios, em 2022, o OOH cresceu 27,9%, com um share de 10,2% e movimentação de R$ 2,160 bilhões, retomando o patamar anterior ao ano de 2020. O crescimento da mídia out of home não é à toa, visto que, em um mundo cada vez mais urbanizado, avenidas, estradas, parques e estações de ônibus e metrô se tornaram lugares de grande relevância para a comunicação de marcas.
Foi neste cenário que os sócios Eduardo Mantegazza e Paulo Cesar Queiroz entenderam o momento do mercado e suas demandas. Com investimentos pelo Grupo Rezek e pelo family office PM&F, a RZK Digital foi uma das empresas que soube aproveitar o boom do mercado, ao focar seu projeto de expansão no transporte público, especialmente nos terminais de ônibus.
A empresa passou de 200 painéis em 2021 para 716 telas em 2023, chegando a uma cobertura na Grande São Paulo de 38 localidades, com 662 painéis digitais de grande porte, e Recife, abrangendo 7 terminais urbanos, com 54 painéis. O diferencial para alavancar esse resultado frente ao mercado é uma operação 100% digital e com foco em inteligência de dados, que trouxe potencial de expansão para outras regiões do país. Até o final do ano, os sócios esperam chegar a mais de 800 painéis de grande porte. A maioria destas telas estão espalhadas nos terminais de ônibus das duas capitais, por onde circulam diariamente milhões de passageiros.
“Hoje, dois terços dos usuários dos ônibus em São Paulo são expostos aos painéis da RZK e, até 2024, pretendemos chegar a 9 entre 10 passageiros. Além disso, com 4,5 bilhões de impactos por mês, somos uma empresa para extrair valor do trânsito das pessoas. Por isso, com toda a tecnologia que a RZK possui em mensuração de sensores e geoprocessamento de dados, conseguimos fazer um OOH mais assertivo, para o público certo, com a mensagem certa e na hora certa”, destaca Eduardo Mantegazza, Founder & CEO – RZK Digital
Assim, com uma ampla carteira de clientes, a empresa busca na inovação e na tecnologia, oferecer oportunidades concretas para seus clientes a partir da adoção de métricas internacionais transparentes sempre com o respeito à privacidade das pessoas que circulam pelos espaços onde estão instalados os painéis de led.
“Somos uma empresa que nasceu pronta e orientada por dados. Todos os dias e em tempo real, colhemos e acionamos milhões de data points. A RZK também é a única empresa a vender mídia programática globalmente e em 100% da rede. Assim, conseguimos apresentar campanhas dinâmicas, com experiências interativas para o consumidor, ou personalizá-las de acordo com o contexto, isto é, se está fazendo frio ou sol, se têm mais jovens ou mais idosos nas plataformas de ônibus”, explica Paulo Queiroz, sócio da RZK Digital
Com a mídia programática sendo uma das grandes apostas da RZK Digital, os sócios contam que essa modalidade já atingiu 15% das vendas do ano na empresa. “Queremos chegar às principais capitais do Brasil. E a programática é quem impulsionará isso, além de sempre estarmos atentos às constantes evoluções em métricas e formatos de comercialização“, completa Mantegazza.