A 89ª edição da revista piauí chega às bancas de todo o país. Na reportagem de capa, “Los Doctores”, a jornalista Malu Delgado mostra as polêmicas em torno do Programa Mais Médicos e a rotina dos profissionais estrangeiros, a grande maioria cubanos, no país.
A repórter acompanhou o trabalho de duas médicas cubanas numa favela de Mauá, na região metropolitana de São Paulo. Testemunhou consultas, entrevistou pacientes e foi à casa das doutoras, que optaram por morar na própria comunidade em que atendem, a 300 metros da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Feital. Malu Delgado também viajou a Manaus, onde acompanhou na periferia da cidade o trabalho de um jovem médico catalão que se integrou ao programa do governo federal. Sua avaliação das condições de trabalho oferecidas no Brasil é bem mais negativa do que a que fazem as cubanas.
“Depois da tempestade” é uma reportagem sobre as enchentes que atingiram a região da Baixada Fluminense em dezembro, no Rio. A matéria é assinada pela repórter Carol Pires, que acompanhou uma família da região que perdeu tudo durante o período. Outro destaque de capa é “O Caminho de Santiago”, um perfil da presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet, escrito pelo jornalista Patricio Fernández, diretor do jornal de humor político The Clinic. O autor entrevistou Bachelet várias vezes e conta na matéria como traumas da vida pessoal se confundem com a trajetória política da líder chilena.
Em “A Era do Disco”, o ensaísta Lorenzo Mammì escreve sobre o significado histórico do vinil e suas implicações sobre a maneira de fazer e consumir música. E a revista mantém o “Diário da Dilma”, em que a presidenta da República é representada pelo ghost-writer e jornalista Renato Terra, e nessa edição revela que aproveitará a onda dos rolezinhos para ir ao shopping sem ser percebida.
Para divulgar a 89ª edição, a agência Loja Comunicação desenvolveu peças publicitárias que englobam anúncios para mídia impressa e spot para rádio com duração de 30 segundos. A campanha destaca as principais reportagens do título, a partir do conceito “revista piauí, pra quem tem um parafuso a mais”. A revista também destina espaço em suas páginas para materiais artísticos de diversos nomes, nacionais e internacionais, e ainda é anunciada por meio do site oficial, página no Facebook e no Twitter.
Além dos jornalistas, a revista inclui textos de escritores, ensaístas, críticos, humoristas e trabalhos de artistas gráficos. Com mais de 10 prêmios e indicações, é a 6ª revista mais admirada do Brasil e ocupa o 1º lugar entre as revistas mensais, de acordo com o Grupo Troiano Consultoria (janeiro/2014), além do Prêmio Antônio Bento (Associação Brasileira dos Críticos de Artes – ABCA) pela contribuição na difusão das Artes Visuais na Mídia (maio/2013). Atualmente a piauí tem uma tiragem que ultrapassa 55 mil exemplares e mais de 23 mil assinantes. Os dados são do Instituto Verificador de Circulação (IVC), pelo qual o veículo é auditado desde o primeiro número.
Ficha técnica
Agência: Loja Comunicação
Anunciante: Revista Piauí
Produto: Piauí 89
Redação: Thiago Moreno
Direção de Arte: Savio Hatherly
Direção de criação: Marcelo Giannini
Atendimento: Amanda Moreira
Aprovação: João Moreira Salles
Produtora de Som: Zuêra