A campanha de 50 anos da revista EXAME, do Grupo Abril, entra em uma nova fase, que começa com a veiculação do filme “Dominó”. Criado pela F.biz, o filme transforma capas emblemáticas em peças de dominó para lembrar o impacto das manchetes de uma das maiores marcas editoriais sobre negócios, economia e política do Brasil.
“O conceito criativo simboliza a força e a solidez de um dos títulos mais influentes da imprensa brasileira”, explica Fabio Astolpho, diretor executivo de criação da F.biz. Para Andrea Abelleira, diretora de marketing da Abril Mídia, a estratégia desenvolvida pela agência “materializa o legado da marca e o seu propósito em continuar levando os brasileiros a refletirem sobre os negócios no Brasil”.
Ambientadas em um galpão, as primeiras cenas mostram capas da revista caindo em cascata. No total, são derrubados 1,2 mil exemplares. A sequência só é interrompida por closes em manchetes históricas, começando pela edição 18, de 1968, que aparece juntamente com a frase “Da rainha no comércio”. Essa capa remete para a próxima parada, que acontece na edição 478, de 1991: “Ao rei do comércio”.
Em uma nova viagem, a câmera alcança a edição 1019, de 2012, que diz: “Do novo poço”. E segue até a edição 1062, de 2016, que conclui: “Ao fundo do poço”. Na última volta, a câmera focaliza uma capa em branco: “Há 50 anos de olho na economia. Dos próximos 50”.
O filme será veiculado nas tevês aberta e fechada, no cinema (rede Cinesystem) e na internet. A campanha é composta ainda por anúncios e spots.
Confira o vídeo da campanha na íntegra:
Ficha técnica
Anunciante: Abril
Agência F.biz
Título: Exame 50 anos
Produto: Revista Exame
CCO: Guilherme Jahara
Diretor executivo de criação: Fabio Astolpho
Criação: Douglas Spernega I Tarso Soares I Fabio Astolpho
Conteúdo: Renata Longhi I Thiago Luna
Produção Audiovisual: Iara Demartini | Camila Serena | Amanda Costeski
Produção Gráfica: Paulo Espinoza
Tratamento de imagem: Marcio Lima
Finalização: Ricardo Martinelli
Ilustração: Wesley Martins | Daniel Gava
Client Services: Paulo Loeb | Lara Magalhães | Amanda Pretini
Produtora: Vetor Zero
Produção: Equipe Vetor Zero
Direção: Gabriel Nóbrega | Alceu Baptistão
Produção executiva: Alberto Lopes | Sérgio Salles
Atendimento produtora: Camila Carrieri | Márcia Guimarães
Finalização: Equipe Vetor Zero
Produtora de áudio: H.A.M. NYC
Produtor: Max de Castro
Músicos: Max de Castro | Fabricio Modesto | Ricardo Camera
Atendimento produtora: Kiki Eisenbraun | Penélope Jéssica
Aprovação cliente: Andrea Abelleira | Leander Moreira | Carolina Cueto
Anunciante: Abril
Agência F.biz
Título: Exame 50 anos
Produto: Revista Exame
CCO: Guilherme Jahara
Diretor executivo de criação: Fabio Astolpho
Criação: Douglas Spernega I Tarso Soares I Fabio Astolpho
Conteúdo: Renata Longhi I Thiago Luna
Produção Audiovisual: Iara Demartini | Camila Serena | Amanda Costeski
Produção Gráfica: Paulo Espinoza
Tratamento de imagem: Marcio Lima
Finalização: Ricardo Martinelli
Ilustração: Wesley Martins | Daniel Gava
Client Services: Paulo Loeb | Lara Magalhães | Amanda Pretini
Produtora: Vetor Zero
Produção: Equipe Vetor Zero
Direção: Gabriel Nóbrega | Alceu Baptistão
Produção executiva: Alberto Lopes | Sérgio Salles
Atendimento produtora: Camila Carrieri | Márcia Guimarães
Finalização: Equipe Vetor Zero
Produtora de áudio: H.A.M. NYC
Produtor: Max de Castro
Músicos: Max de Castro | Fabricio Modesto | Ricardo Camera
Atendimento produtora: Kiki Eisenbraun | Penélope Jéssica
Aprovação cliente: Andrea Abelleira | Leander Moreira | Carolina Cueto