Há quase 10 anos sendo distribuída gratuitamente nas áreas de embarque e desembarque do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a revista 29HORAS vai ganhar uma versão carioca a partir de dezembro. O título será distribuído – também gratuitamente – nas áreas de embarque e desembarque do Aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, após a 29HORAS vencer uma licitação promovida pela Infraero. Com a novidade, a tiragem da publicação, que até então era de 65 mil exemplares por edição, passa a ser de 115 mil exemplares.
Com a presença maciça em Congonhas e no Santos Dumont, a 29HORAS torna-se a revista exclusiva da quinta mais movimentada ponte aérea do mundo, impactando mais de 30 milhões de passageiros por ano, segundo dados da Infraero. Em São Paulo, a publicação é disponibilizada ao público em quatro totens digitais, com painéis LCD e design exclusivo inspirado nos expositores criados por Lina Bo Bardi para o Museu de Arte de São Paulo (MASP). No Rio, a revista poderá ser encontrada em três totens digitais colocados em posições estratégicas das salas de embarque e desembarque do aeroporto.
“Para os anunciantes, essa novidade representa a possibilidade de ter suas marcas inseridas em um cross-mídia que integra a edição impressa com os circuitos digitais nesses aeroportos do Rio e de São Paulo, afirma Pedro Barbastefano, Publisher da 29HORAS. “Com a expansão da revista 29HORAS para o Rio de Janeiro estamos indo totalmente na contramão do triste cenário editorial brasileiro, no qual vemos inúmeros títulos de revistas fechando as portas, como, por exemplo, a Veja Rio”, considera.
Inicialmente, a revista passa a circular com duas capas: de um lado, uma capa voltada para quem está em São Paulo e, do outro lado, outra capa diferente para quem está no Rio de Janeiro. Nos primeiros três meses, o conteúdo do título, que até então tem 84 páginas em sua edição paulista, terá 100 páginas na edição carioca, com 16 exclusivamente focadas no Rio. Em março de 2019, a revista manterá a quantidade de páginas voltadas a SP, com a edição do Rio tendo outras 32 páginas de conteúdo exclusivo. A previsão é quem em seis meses a 29HORAS terá 84 páginas de conteúdo voltado para SP e outras 84 páginas de conteúdo voltado ao RJ, ou seja, será uma revista com conteúdo diferente para cada uma das duas praças. Para tanto, a redação também já começa a contar com uma operação na capital fluminense.
Idealizada como um presente de viagem aos passageiros, a Revista 29HORAS oferece todos os meses aos leitores um mix de conteúdo que engloba programação cultural e gastronômica, colunistas cativantes e matérias de temas variados, como tendências de turismo, negócios e tecnologia, em um projeto gráfico versátil, limpo e intuitivo.
Outra novidade da 29HORAS envolve a área de branded content, tendência que tem se fortalecido no mercado editorial em todo o mundo. A partir de agora, a revista se propõe a produzir todo o conteúdo das ações de branded content dos anunciantes, em parceria com suas agências de publicidade, sem cobrar nenhum valor adicional por isso. “Em um momento no qual o consumidor está cada vez mais exigente, oferecer anúncios que apresentem somente os produtos não é suficiente: o consumidor espera engajamento de marca, serviços e posicionamento da empresa diante do mundo. O interesse do pós-consumidor se estende para além do que se está comprando, pois ele quer acreditar nas marcas que consome”, diz Barbastefano.
Nesse sentido, a 29HORAS segue na linha de frente das novidades e passa a oferecer conteúdo patrocinado pelo mesmo valor das tradicionais páginas de anúncio, com uma página de branded content comercializada pelo mesmo valor de uma página simples de anúncio tradicional. “Acreditamos no impacto de ambos os modelos de publicidade na jornada do consumidor”, defende o publisher. “É interessante ressaltar aqui que agora passa a integrar o time da 29HORAS uma equipe focada no desenvolvimento de conteúdo exclusivo patrocinado (by 29H), sempre feito à quatro mãos, sob demanda de nossos clientes”, conta. Para Barbastefano, esse é um esforço da 29HORAS para diversificar o modelo publicitário, associando conteúdo às marcas e levando ainda mais informações aos leitores da revista.