A Rede Transamérica unificou a programação do rádio e a presença digital da marca de suas sete emissoras filiadas e 74 afiliadas espalhadas pelo Brasil, antes divididas em conteúdos distintos Pop, Hits e Light.
O reposicionamento também envolve nova linha editorial direcionada aos estilos rock e pop brasileiros e internacionais. O programa nacional diário ‘Trucão com Pé na Estrada’, comandado pelos jornalistas Pedro Trucão e Paula Toco, e a chegada de novo diretor artístico e de conteúdo, Luiz Augusto Alper estão entre as novidades.
A restruturação da Rede Transamérica tem como objetivo impactar os jovens adultos contemporâneos, da faixa etária de 25 a 49 anos, com a meta de ser a maior rede orientada para este segmento da audiência.
“São os adolescentes e adultos que ajudaram a consolidar a rádio entre as principais marcas jovens da década de 1990 no dial brasileiro. Eles são economicamente ativos, consomem música, cultura pop, informação e esporte diariamente na jornada pelos grandes centros urbanos”, explica o responsável pela mudança da marca, Fábio Faria, que assumiu a direção executiva da Transamérica em maio.
A nova programação começa a ser implantada gradativamente, de acordo com compromissos comerciais e artísticos que já estavam estabelecidos principalmente com suas afiliadas. A mudança começa em agosto e deve ser concluída até dezembro. As sete emissoras próprias da Transamérica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife e Salvador migrarão automaticamente. Já as afiliadas, rádios regionais representantes da Rede espalhadas por todo o território nacional, precisarão optar pela continuidade da parceria.
Durante a semana, a grade alternará 14 horas diárias de conteúdo unificado pela rede nacional, nas madrugadas e manhãs (entre 23h e 10h) e início das tardes (das 13h às 16h), ante programação regional nas manhãs (das 10h ao meio dia) e início de noites (de 16h até 23h). Aos sábados e domingos, essa proporção fica, respectivamente, das 23h às 14 horas e das 14h às 23 horas. Isso vale para programação musical, conteúdo jornalístico e esporte.
Para estimular maior engajamento da audiência, a Rede Transamérica reforça seus investimentos em transmissões no digital, em tempo real, de programas ao vivo de estúdio, bem como de seu calendário de patrocínios a eventos culturais e shows exclusivos com artistas brasileiros e internacionais. A disponibilização de entrevistas dos programas nos podcasts em plataformas de streaming (Spotify, Deezer e iTunes) também é outra ferramenta que ganha mais atenção da rede.