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Record News participa do Encontro Nacional de Anunciantes

A Record News participou da 16ª edição do ENA- Encontro Nacional de Anunciantes, que aconteceu na última quarta-feira, dia 08 de junho, no Teatro Renaissance em São Paulo. A emissora é uma das parceiras de mídia do encontro, que visa analisar cenários para os gestores de marcas e mercado, mostrando tendências nacionais e internacionais nas áreas de conteúdo, inovação e mídia.

A equipe da emissora foi representada no evento pelo presidente, Sr. Manoel Silva, pela equipe comercial e de marketing. “É essencial para a Record News estar atualizada e antenada com a realidade deste meio para poder oferecer oportunidades que aproximem o canal dessas grandes marcas”. Explica a diretora de marketing, Elisa Akikusa, que também estará no encontro.

Segundo Alecs Fernandes Rocha,  diretor comercial, o encontro tem como objetivo estreitar o relacionamento da Record News com o mercado publicitário. “É um espaço importante para colocar a Record News em destaque e estabelecer novas parcerias”, completa.

Encontro fomentou debate sobre os desafios das marcas, gestores e comunicadores

[Atualizado em 09/06/2016, às 16h24]

O evento, promovido pela ABA – Associação Brasileira dos teve seu primeiro painel formado pelo Grupo de Líderes da Entidade. Os CEOs Juan Carlos Marroquin, da Nestlé, Alberto Carvalho, da P&G, Claudia Sender, da Latam, Nilton Freire, da Diageo, Alberto Carvalho, da P&G, e André Salles, Presidente Brasil Kirin, por vídeo, expuseram suas opiniões acerca da produtividade do investimento em comunicação e marketing dentro das empresas e quanto vale e qual a importância da confiança do público nos CEOs das companhias.

“As turbulências que o Brasil atravessa hoje são o pano de fundo que formam um cenário volátil no qual correr riscos não é mais uma opção, mas sim um dado da realidade. Soma-se a esse macro ambiente uma profunda transformação em curso na maneira como as pessoas estão se comportando, se relacionando uma com as outras, fazendo suas escolhas, assumindo um protagonismo inédito e crescente”, afirmou Juliana Nunes, Presidente da ABA,  na abertura do evento. O painel com os líderes também contou com a participação de Eduardo Tomiya, Diretor Geral da Kantar Vermeer Brasil e América do Sul; Rodolfo Araújo, Diretor de Conhecimento e Pesquisa da Edleman, e de Adriana Muratore, SVP Comercial e Marketing do Walmart Brasil, como moderadora.

O painel “Fazendo da Mudança uma Grande Aliada”, contou com a participação de Anders Sjostedt, Fundador da Hyper Island como palestrante e Antonio Fadiga, CEO da Artplan São Paulo e João Livi, Presidente da Telent Marcel, coo moderador do debate Eric Albanese, Diretor de Marca e Comunicação da Oi. Sjostedt afirmou que todos estão bem cansados deste assunto e todos já sabem que o business “as usual” não existe mais. “E as mudanças acontecem rápido – cada vez mais. Isso é divertido, mas ao mesmo tempo, estressante, porque nenhuma regra de ontem vale para hoje e você nunca sabe ao certo se o seu investimento vai funcionar ou não”, disse.

No terceiro painel, para apresentar os atuais e os futuros caminhos que o conteúdo irá trilhar, Bruno Belardo, Diretor de Estratégia de Marca Buzzfeed Brasil, abriu falando da empresa, que está em 10 países produzindo conteúdo. Entre os grandes sucessos de engajamento da plataforma estão à denúncia de entrega de jogos de tênis – furo feito com a BBC – e do vestido que, para alguns era azul e preto e, para outros, branco e dourado, este com 82 milhões de views em 24 horas. Bruno relembra que, rapidamente, havia “12 matérias explicando cientificamente os motivos pelos quais as pessoas viam cores diferentes. Os conteúdos acerca do vestido foram traduzidos em 21 idiomas”. Daniel Conti, Presidente da VICE Brasil, falou sobre o foco da companhia: o branded content. Ezra Geld, Presidente da J. Walter Thompson Brasil, moderou o debate que, entre as perguntas, discutiu qual é o KPI desse tipo de empresa. Sobre os moldes atuais de fazer mídia nas agências, Ezra afirma que o importante é continuar o diálogo com o consumidor “trocando ideia com a marca. Não falamos de mundo ideal, é um mundo que ambos constroem uma história contínua”, disse.

“Podem os grandes aprender com os pequenos?”, foi assim que começou o quarto painel, onde os palestrantes Eduardo Lima, CEO e Co-fundador da eduK, e André Garcia, Fundador da Estante Virtual, contaram suas histórias e como inovaram e fizeram seus negócios virarem exemplos para as start ups. Este painel teve seu debate mediado por Leo Kuba, Sócio-fundador da Inkuba. O quinto painel do ENA 2006 abordou as mudanças e transformações como aliadas aos modelos negócios adotados pelas empresas. O grande foco ficou com as mídias sociais e, consequentemente, com seus usuários. “Os millennials querem vídeos de 5 segundos, agilidade. O nosso principal desafio é ajudar a indústria no que acreditamos que são os trends”, contou Guilherme Ribenboim. A participação internacional do debate ficou com Aaron-Reitkopf, CEO Americas da MullenLowe Profero. “Estamos nos lançando no mercado brasileiro, mas como estamos presentes em 16 países e temos 90 escritórios, conseguimos ter uma visão de como a transformação está acontecendo em todo o mundo”, afirmou. Este painel contou com participação de Julio Zaguini, Diretor de Relacionamento de Agências do Google, Rodrigo Andrade, Sócio-diretor de Negócios e Operações da AlmapBBDO, e Enzo Devoto, VP de Marketing Personal Care Brasil da Unilever.

As mulheres Violeta Noya, Presidente da Otima e do grupo Ellevate, Andrea Weichert, Sócia da EY, e Poliana Sousa, Diretora de Marketing, Comunicação e Mídia da P&G Brasil debateram – sob mediação de Grazielle Parenti, Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelez – o tema “O feminino na agenda das marcas e empresas: muito além do politicamente correto”. Andrea mostrou algumas pesquisas que mostraram a importância de se ter mulheres nas lideranças das empresas e também do quanto a igualdade de gênero faz diferença na economia: “Para se ter uma liderança sólida, 30% dos executivos precisam ser mulheres”, disse Andrea. “E se na Índia houvesse maior igualdade de gênero, haveria um aumento do PIB de 27%. Quanto mais igualdade, mais produtividade”, afirmou.

“Ainda faremos publicidade em 2025?”, disse Stephen Loerke, Presidente da WFA, no sétimo e último painel do evento, mediado por João Ciaco, Head of Brand Marketing Communication Latam da FIAT. Para responder, Stephan apresentou dados recentes de pesquisas feitas pela entidade. Sobre os adblocks, ele disse que todos devem se preocupar sim, pois a evolução de bloqueio de anúncios no digital cresce exponencialmente, duplicando do ano passado para cá. “Estamos na era do ‘poder do povo’. Quando não lhe interessa, o consumidor simplesmente decide se quer continuar ou não a falar com esta ou outra companhia, interagir aqui ou ali. O que já entendemos é que as pessoas não gostam é da experiência do anúncio, mas não de seu conteúdo e isso já abre portas”, afirmou. Para o futuro ele vê a necessidade de ter muita criatividade e entender como a companhia precisa trabalhar em função de quem se engaja com ela online, incluindo todos os departamentos, consolidando sua imagem. “Penso que o marketing vai conduzir a orquestra e não mais ser dono dela. Hoje, o pós-venda é tão importante como a venda. É a imagem da empresa em jogo”, disse.

 

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