quarta-feira, maio 8, 2024
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RBS anuncia evolução no modelo de atendimento comercial

Com o objetivo de oferecer as melhores soluções de comunicação aos seus clientes, o Grupo RBS consolida um novo modelo de atendimento comercial. A partir de abril, os times de Mercado serão organizados por segmentos de indústria, uma tendência já adotada por grandes players como Globo, Google e Facebook. A proposta é que os executivos tenham um conhecimento ainda mais profundo sobre as necessidades de seus clientes, ampliando sua atuação consultiva e oferecendo soluções mais assertivas.

Em evolução constante, a frente comercial da RBS vem avançando em sua proposta de valor para os parceiros desde 2017, quando promoveu a integração dos times de venda, antes distribuídos por veículos (TV, rádio, jornal e digital). A empresa passou então a operar prioritariamente por clusters de potencial de investimento, até lançar, no ano passado, um projeto-piloto para testar uma nova dinâmica de atendimento nos segmentos automotivo, imobiliário, educação, saúde, associações/entidades – todos setores em constante transformação e com hábitos de compra de mídia específicos. A iniciativa já contabiliza uma série de cases de sucesso: aumento de 74% na lembrança de marca de uma universidade, comercialização de 100% das unidades de um grande lançamento imobiliário em 120 dias, entre outros exemplos.

– Os resultados positivos confirmaram nossa crença neste modelo para gerar ainda mais valor para quem investe e faz negócios no Rio Grande do Sul, evidenciando o quanto um time que opera com foco em segmentos, com mais repertório sobre o negócio de cada cliente, é mais efetivo na elaboração de projetos e soluções – destaca a diretora-executiva de Mercado, Patrícia Fraga.

Com uma trajetória de duas décadas na RBS e ampla experiência em vendas, marketing e gestão de negócios, Patrícia assumiu a direção da área de mercado em março de 2021 e, desde então, vem aprofundando o modelo consultivo de atuação e implementando novos processos para entregar mais resultados aos clientes. Em 2022, foi reconhecida como Dirigente de Comunicação do Ano pelo Salão Associação Riograndense de Propaganda.

Uma das iniciativas implantadas por Patrícia, que tem potencializado o atendimento por segmentos, é a Mesa de Performance, frente de serviços lançada no ano passado para melhorar a eficiência das campanhas a partir da análise de dados e de processos ágeis. Uma equipe multidisciplinar monitora diariamente os resultados gerados, buscando o melhor mix de comunicação para o desafio de cada cliente. Após analisar e atuar em dezenas de campanhas de mais de 20 empresas, o serviço já teve grandes resultados, dobrando a geração de leads diários de uma empresa do segmento financeiro e triplicando a venda em um e-commmerce de bebidas, entre outros cases. Para este ano, o plano é avançar em automação, atendendo um número maior de clientes. Outra frente é o projeto Growth B2B, que tem como objetivo oferecer soluções de comunicação para empresas de todas as dimensões, incluindo médias e pequenas, gerando mais resultados para todo o ecossistema de negócios do Estado a partir de um mix 360º de comunicação, potencializado pelo portfólio multimídia da RBS.

– Estamos em constante evolução, movidos pela nossa ambição diária de estar sempre próximos dos nossos parceiros, construindo soluções e modelos de negócios que gerem resultados e estejam conectados com os desafios que a dinâmica de mercado atual exige – completa Patrícia.

Nova estrutura

Com a implementação do modelo de atendimento por segmentos, haverá mudanças nas equipes de atendimento ao Mercado da RBS. Matheus Carvalho assume como diretor comercial, responsável pela frente de Segmentos com foco na iniciativa privada, e Andrea Corrêa foi promovida a gerente comercial do recém-criado núcleo de Varejo. Getúlio Deves assume como gerente comercial de Growth B2B.

–  Esse modelo de atuação é mais um passo à frente e vai permitir que nossos times de Mercado tenham foco nos desafios dos clientes, conectando conhecimento e ferramentas para usarmos nosso portfólio de maneira mais assertiva, sempre alinhados e comprometidos com os problemas de negócio dos nossos parceiros e, consequentemente, com a geração de resultados para eles – afirma Matheus Carvalho.

Ao lado de Matheus, a gerente-executiva Sandra Schilardi passa a liderar a frente de Segmentos com foco em clientes públicos (governos), associações e entidades. O atendimento a clientes do interior do Estado e do Mercado Nacional não terá alterações.

– O modelo de atuação por segmentos da frente de mercado da RBS é mais um importante passo que estamos dando no avanço do atendimento consultivo, ele vai permitir o entendimento do comportamento do segmento com um grau de maior profundidade, facilitando a construção de uma solução de comunicação ainda mais assertiva, gerando melhores resultados e aprendizados – destaca Sandra Schilardi.

 Patrícia Fraga, diretora-executiva de Mercado da RBS. Crédito: Raul Krebs.

RBS anuncia evolução no modelo de atendimento comercial por segmentos da indústria

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